Esta iniciativa, promovida pela Organização de Estados Ibero-Americanos, reúne escritores da Argentina, Brasil, Colômbia, Espanha, México, Portugal, Cuba, Angola, Guiné Bissau, Equador, Venezuela e Colômbia. Estes autores, representativos de diferentes géneros, do romance à poesia, da literatura infantil ao teatro, vão reflectir sobre o tema literatura, máquinas e novas tecnologias.
«As máquinas irão escrever para outras máquinas através de nós? Qual será o futuro dos artistas e escritores neste novo panorama? Como pode a imaginação literária criar compreensão e perceção da realidade contemporânea? Será que temos controlo sobre o futuro da humanidade e sobre a tecnologia que a molda?», são algumas das questões a abordar pelos participantes no evento.
A Noite da Literatura Ibero-americana 2023 pretende levar a literatura contemporânea ao grande público de uma forma inovadora, através da promoção de diversas actividades em diferentes locais de acesso livre para distintos públicos, incluindo a comunidade latino-americana residente no nosso País.
O programa integra leituras por actores, escritores e personalidades públicas, debates, apresentações de livros e ateliers em torno da literatura e das máquinas no mundo contemporâneo. As sessões de debate decorrerão na Fundação José Saramago e as leituras em espaços próximos como museus, restaurantes e paragens de autocarro.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui