|concertos

Na fusão da guitarra e da arte

O Ciclo Nacional de Música Guit'Ars, com direcção artística de Litó Godinho, vai trazer quatro concertos de «nomes sonantes da música nacional» ao Cineteatro Municipal de Serpa.

Cineteatro Municipal de Serpa 
Cineteatro Municipal de Serpa Créditos / Câmara Municipal de Serpa

Os concertos começam amanhã, 10 de Setembro, quando o guitarrista Pedro Jóia, e o percussionista José Salgueiro (ex-Trovante), subirem ao palco, pelas 21h30, do Cineteatro Municipal. «Serão apresentadas versões para guitarra de obras emblemáticas de autores tão diversos como Armandinho, Carlos Paredes, José Afonso», além de música composta pelo próprio Pedro Jóia.

No dia 11, pelas 18h, sobe ao palco Gonçalo Pires, «jovem violoncelista que conquistou o programa Got Talent 2020» e o pianista João Lima, para apresentar um reportório de J.S. Bach, Brahms e do compositor italiano Vittorio Monti. Mais tarde, pelas 21h30, Fernando Silva junta-se a Artur Caldeira, Daniel Paredes e Diamantina Rodrigues, para um espectáculo intitulado «Fado e Guitarradas».

O ciclo encerra no dia 12, pelas 18h, com a apresentação dos ArtDan Guitar Duet e «o músico convidado Artur Gil Godinho», num programa «ecléctico» de diferentes perspectivas no uso da guitarra: «duo de guitarras, guitarra clássica e portuguesa e guitarra clássica em trio». 

A iniciativa, organizada pela Câmara Municipal de Serpa, pretende trazer concertos «com artistas de renome da actualidade e jovens promessas». Tendo sempre como base a guitarra, «estarão também presentes diversos outros instrumentos, épocas e géneros musicais, que vão de J. S. Bach a compositores académicos contemporâneos, passando pela improvisação, música de intervenção, flamenco, música popular portuguesa com erudição e fado».

A entrada no evento, que decorre entre os dias 10 e 12 de Setembro é inteiramente gratuita, estando sujeita à reserva antecipada dos lugares. Serão aplicadas todas as regras definidas pela Direcção-Geral da Saúde «uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social».

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui