|Música

Morreu João Gilberto, cantor e compositor brasileiro

Aquele sobre quem Caetano Veloso disse: "Melhor do que o silêncio, só João", faleceu ontem, no Rio de Janeiro, com 88 anos.

O cantor e compositor brasileiro João Gilberto, considerado um dos pais da bossa nova, morreu hoje no Rio de Janeiro, aos 88 anos, informou um dos filhos do artista.

A morte de João Gilberto «é uma perda para o património cultural» afirmou Abulfas Garayev, presidente do Comité do Património da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), no início da 43.ª reunião, que decorre em Baku, no Azerbaijão, até 10 de Julho.

Os membros do comité fizeram um minuto de silêncio em sua homenagem, colocando João Gilberto «entre as pessoas que tiveram impacto na história da música».

João Gilberto Prado Pereira de Oliveira, nascido em Juazeiro, no estado brasileiro da Bahia, a 10 de Junho de 1931, é considerado o fundador legítimo da bossa nova, já que a sua batida de violão, à data revolucionária e inconfundível, esteve na origem da eclosão do movimento.

com Agência Lusa

Tópico