|Palestina

Loures e Lisboa solidárias com a Palestina

Na próxima semana, a Biblioteca Municipal Ary dos Santos, em Sacavém (Loures), e o Teatro A Barraca, em Lisboa, serão palco de iniciativas solidárias com a Palestina.

Elemento do cartaz das Jornadas de Solidariedade com a Palestina, que decorrem neste mês e em Dezembro, por iniciativa do MPPM
Elemento do cartaz das Jornadas de Solidariedade com a Palestina, que decorrem neste mês e em Dezembro, por iniciativa do MPPMCréditos

Na quarta-feira, dia 9, tem lugar na Sala 2 d'A Barraca uma «Homenagem às Mulheres Palestinas», que abre as Jornadas de Solidariedade com a Palestina – 2016, organizadas pelo Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente (MPPM) e que decorrem este mês e em Dezembro.

A «homenagem» inicia-se às 21h com a performance «Corpo na Trouxa», que é interpretada por Shahd Wadi, acompanhada no contrabaixo por Luís Grácio. Segue-se uma apresentação de «Poesia Palestina no Feminino», poemas escritos por mulheres palestinianas ou dedicados à mulher palestiniana, ditos por Maria do Céu Guerra.

A culminar a sessão, que tem entrada livre, haverá um debate sobre «A Mulher Palestina na Sociedade», no qual Maria do Céu Guerra (MPPM), Regina Marques (Movimento Democrático de Mulheres), Ana Cansado (União de Mulheres Alternativa e Resposta) e Shahd Wadi irão falar do papel das mulheres palestinianas na família, no trabalho, na cultura, na política e na luta.

Em Sacavém (Loures)

Na semana que vem, a solidariedade com a Palestina na região de Lisboa começa a ter expressão logo na segunda-feira, dia 7, com uma sessão, às 16h30, na Biblioteca Municipal Ary dos Santos.

Organizada pela Câmara Municipal de Loures e o Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC), a sessão conta com as intervenções de Hikmat Ajjuri (embaixador da Palestina em Portugal), Bernardino Soares (presidente da Câmara Municipal de Loures) e Ilda Figueiredo (presidente da direcção nacional do CPPC).

Tópico