|teatro

Festival de Teatro no Seixal começa esta semana

A 35.ª edição do Festival de Teatro do Seixal decorre entre 16 de Novembro a 7 de Dezembro, em diversas localidades do concelho. De uma commedia dell’arte a José Saramago, com muito teatro de permeio.

Imagem da peça «Feira dell'Arte», do Teatro Meridional (foto de arquivo).
Imagem da peça «Feira dell'Arte», do Teatro Meridional (foto de arquivo). CréditosFonte: Notícias ao Minuto/Global

O 35.º Festival de Teatro do Seixal decorrerá de 16 de Novembro a 7 de Dezembro nas localidades de Amora, Arrentela, Cruz de Pau, Fernão Ferro, Paio Pires, e Seixal.

O público terá ocasião de ver peças das companhias Teatro Meridional, Art’Imagem, Animateatro, Teatro Extremo, Pano Cru, Teatro das Beiras e A Barraca, com textos respectivamente de Mário Botequilha, José Leitão, Rodolfo Bispo, Natália Correia/Manuel de Lima, Eduardo De Filippo e José Saramago.

A edição de 2018 do festival apresenta-se no Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal (Auditório Municipal) e no Cinema São Vicente, mas também em outras salas de espectáculos: na Sociedade Filarmónica União Arrentelense, no Espaço Animateatro, no Clube Recreativo da Cruz de Pau e na Associação de Amigos do Pinhal do General.

Em quadro publicamos a agenda do festival.

Commedia dell’arte abre festival

A abertura da iniciativa é no Auditório Municipal e está a cargo de uma produção do Teatro Meridional, com texto de Mário Botequilha, encenação de Miguel Seabra e interpretações de Emanuel Aranda e Rosinda Costa.

Em «Feira Dell’Arte», numa feira dos arredores de uma grande cidade, dois actores chamam o público para o seu terceiro espectáculo de commedia dell'arte – uma forma de teatro popular de rua surgida em Itália entre o século XV e o século XVIII, caracterizada pela veia satírica e pela larga utilização do improviso. A encenação revisita, adequando-o à nossa contemporaneidade política, o trabalho estreado pela companhia em 2001, mantendo-se a denúncia da sociedade de classes numa economia de mercado neoliberal, marcada pelas mais distintas assimetrias.

Para obter informações mais detalhadas de cada um dos espectáculos deverá consultar-se, no sítio da Câmara Municipal do Seixal, a página do programa do 35.º Festival de Teatro do Seixal.

Tópico