|Música

Fado à gandaia em Almada

Nos dias 25 e 26 de Janeiro decorre na Costa de Caparica, concelho de Almada, o 5.º Festival de Fado Ercília Costa, que homenageia a memória daquela popular artista capariquense.

Ercília Costa
Ercília CostaCréditos / You Tube

Realiza-se este fim-de-semana, na Costa de Caparica, nos dias 25 e 26 de Janeiro, o 5.º Festival de Fado Ercília Costa.

O festival é dedicado à fadista e actriz Ercília Botelho Farinha, filha de pescadores que adoptou o apelido Costa em homenagem à sua terra, a Costa de Caparica. Ercília Costa (1902-1985) foi uma das mais populares fadistas da primeira metade do século XX português e das primeiras a ter projecção internacional, com digressões em Espanha, no Brasil, em França e nos EUA. Após ter participado no filme Madragoa (1952), casou e retirou-se totalmente da vida artística em 1954, jamais voltando a actuar ao vivo. A sua prematura saída de cena e o facto de a maioria das suas gravações discográficas serem anteriores à década de 1950, altura em que o disco gravado começou a popularizar-se em solo luso, tornaram indisponível para o publico a maioria da sua obra e levaram a um injusto esquecimento da artista, que o festival pretende contrariar.

Decorre no Auditório da Costa da Caparica, na Praça da Liberdade, 17-A, no 1.º andar do Centro Comercial O Pescador, e conta com a participação de consagrados fadistas. «Um elenco de luxo», orgulha-se a organização, em nota de imprensa.

No sábado, pelas 21h30, actuam Hélder Moutinho, Ada de Castro, Ana Margarida, José Geadas e Marta Rosa. No domingo, pelas 16h, sobem ao palco Maria Armanda, Artur Batalha, Maura, Buba Espinho e Gustavo.

O Festival de Fado Ercília Costa realiza-se pelo quinto ano consecutivo e é uma iniciativa da Associação Gandaia. Os bilhetes podem ser adquiridos na hora (sujeitos à lotação do espaço) ou reservados para junto daquela associação, por telefone (914416 875) ou correio electrónico (programa@gandaia.info).

Nem só de espectáculos vive o 5.º Festival de Fado Ercília Costa. No sábado, pelas 16h, decorre na sede do Gandaia Clube (Rua Vitorino José da Silva, n.º 18) o lançamento da segunda edição do livro O Fado e Ercília Costa no Brasil de Jorge Trigo, publicada pela associação com a editora brasileira In House.

A Gandaia é uma associação de cidadãos com o objectivo de promover o Auditório Costa de Caparica, a cultura comunitária local e o desenvolvimento sustentável regional.

Tópico