|teatro

Dia Mundial do Teatro celebrado online

A transmissão de peças de teatro online para adultos e crianças, e a leitura de poesia constam das iniciativas dos teatro nacionais D. Maria II e São João para o Dia Mundial do Teatro.

Créditos / TNDMII

 As comemorações da efeméride pelo Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, começam às 11h desta sexta-feira, com a transmissão de A origem das espécies. Dirigido a maiores de seis anos, esta criação de Carla Maciel, Crista Alfaiate, Marco Paiva e Paula Diogo a partir de Charles Darwin, estreada em 2016, estará disponível online.

À tarde, serão transmitidas duas iniciativas no Instagram: às 14h, o D. Maria II e a Casa Fernando Pessoa promovem a Maratona Clube dos Poetas Vivos.

Às 17h, é a vez do TEATRA, podcast mensal do D. Maria II, ocupar a conta de Instagram do teatro, numa emissão especial na qual a jornalista Mariana Oliveira conversa em directo com artistas portugueses como Albano Jerónimo, Elmano Sancho, Hélder Gonçalves e Manuela Azevedo, Inês Barahona e Miguel Fragata, Isabel Abreu, Manuel Coelho, Mariana Monteiro, Pedro Moldão e Tiago Rodrigues sobre o seu trabalho e a forma como se estão a adaptar a este momento particular.

As comemorações da efeméride terminam com a estreia online de Sopro, uma criação de Tiago Rodrigues, estreada em 2017 no Festival d'Avignon e vencedora do Globo de Ouro de Melhor Espectáculo, em 2018. Nos últimos anos, Sopro já somou mais de 100 apresentações em dezenas de países.

Também o Teatro Nacional São João, no Porto, assinala o dia, transmitindo às 18h, via Facebook e Instagram, a visita guiada pelo realizador Luís Porto, e exibindo à noite a peça Castro, de António Ferreira, com encenação de Nuno Cardoso.

Ao longo desta semana, o teatro tem também estado a disponibilizar quatro peças da saga Ubu, de Alfred Jarry, em ebooks de descarga gratuita assim como a colecção integral dos Manuais de Leitura do teatro.


Com agência Lusa

Tópico