|concertos musicais

Concerto para um «Natal com esperança» em Évora

O Coro Polifónico Eborae Mvsica encerra este domingo o XVI ciclo de concertos «Música no Inverno» com um concerto de Natal que inclui a estreia da Missa Nossa Senhora dos Remédios, de João Nascimento.

O Coro Polifónico Eborae Mvsica (foto de arquivo)
O Coro Polifónico Eborae Mvsica (foto de arquivo)Créditos / Coro Polifónico Eborae Mvsica

O XVI ciclo de Concertos «Música no Inverno» encerra hoje, às 18h, no Convento dos Remédios, em Évora, com um Concerto de Natal pelo Coro Polifónico Eborae Mvsica subordinado ao tema «Natal de Esperança» – uma resposta artística aos tempos difíceis que se vivem.

O programa compõe-se de obras de autores contemporâneos, dos séculos XX e XXI: José embala o menino, de Eurico Carrapatoso; Ó meu menino Jesus, de Fernando Lopes-Graça; Missa Nossa Senhora dos Remédios, de João Nascimento; And so it goes, de Billy Joel; Irish Blessing, de Robert (Bob) Chilcott; e Cantique de Jean Racine, de Gabriel Fauré.

A obra de João Nascimento – professor na Academia de Música de Elvas e no Conservatório Regional de Évora, que estudou na Academia dos Amadores de Música e na Escola Superior de Música de Lisboa – é uma estreia absoluta.

O Coro Polifónico Eborae Mvsica terá acompanhamento ao piano de Ana Filipa Luz e contará com a direcção musical do Maestro Eduardo Martins.

O Coro Polifónico da Associação Musical de Évora – Eborae Mvsica fez a sua primeira apresentação pública em Setembro de 1987. Nos seus quase 42 anos de actividade interpretou não só a polifonia da Escola de Música da Sé de Évora (séc. XVI e XVII) como outras obras de diferentes épocas, tendo actuado em diversas localidades de Portugal e no estrangeiro.

Em 2019 arrebatou dois primeiros prémios nas modalidades de Interpretação e Interpretação de Música Sacra e um segundo prémio na modalidade de Coros Mistos, no Concurso de Canto do VIII Festival Internacional de Coros e Orquestra, em Florença, Itália. Anteriormente recebera uma medalha de bronze no 10.º Concurso Internacional de Música Sacra de Preveza, Grécia.

O XVI ciclo de concertos «Música no Inverno» é promovido pela Associação Eborae Mvsica, em articulação com a Câmara Municipal de Évora.

Tópico