|Música

Évora: Convento dos Remédios acolhe recital de violino e piano 

A Eborae Musica – Associação Musical de Évora promove um recital de violino e piano, por Bruno Monteiro e João Paulo Santos, no próximo dia 26 de Maio, pelas 16h, no Convento dos Remédios. 

Créditos / Made in Portugal

O programa «O Recital Franco-Belga» inclui as obras: Henri Vieuxtemps (1820-1881) – Grande Sonata para Piano e Violino Op.12 (Allegro assai, Scherzo, Largo ma non troppo, Rondo); Gabriel Fauré (1845-1924) - Après un Rêve, Berceuse; Camille Saint-Saëns (1835-1921)/Eugène Ysaÿe (1858-1931) - Estudo em forma de Valsa Capricho Op.52.

Bruno Monteiro é um dos músicos clássicos portugueses mais destacados da actualidade, reconhecido internacionalmente como «violinista de topo» (Opus Klassiek) e «artista admirável» (Musical Opinion). A Eborae Musica realça num comunicado que o violinista lidera há mais de 25 anos «uma intensa actividade concertística em recital, como solista com orquestra e em música de câmara, tendo actuado nas mais importantes salas de concerto e festivais de música em Portugal e no estrangeiro». A sua discografia inclui mais de uma dúzia de álbuns, reconhecidos e galardoados pela imprensa mundial especializada. 

João Paulo Santos diplomou-se no Conservatório Nacional de Évora, tendo completado os estudos em Paris com Aldo Ciccolini (1979-1984), enquanto bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian. Durante as últimas quatro décadas tem trabalhado no Teatro Nacional de São Carlos, teatro de ópera de Lisboa, primeiro como maestro principal do coro, e agora como director de Estudos Musicais e director musical de Cena.  João Paulo Santos tem-se distinguido ainda como «maestro de ópera, pianista e investigador de repertório menos conhecido, se não mesmo esquecido, de compositores portugueses».

Em 2018, numa produção conjunta entre o São Carlos e a Imprensa Nacional – Casa da Moeda, começou a publicar uma colecção de partituras de música vocal portuguesa, do século XVIII ao XX, sob o título Património Lírico Português. Em 2019 dirigiu, no São Carlos, L'Étoile de Chabrier.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui