|Museus

Comemorar o Dia Internacional dos Museus é «homenagear a Cultura»

A Associação de Defesa do Ambiente de Loures (ADAL) valoriza a reabertura dos museus municipais num dia que, comemorado pela primeira vez há 40 anos, é «também uma singela homenagem» ao sector da Cultura.

Museu Municipal de Loures
Museu Municipal de LouresCréditos / TripAdvisor

Numa comunicação enviada ao AbrilAbril esta segunda-feira, Dia Internacional dos Museus, a ADAL lembra que este é um sector que está a passar por «enormes dificuldades», apesar de a sua existência e actividade serem «imprescindíveis» para o desenvolvimento da democracia.

Este ano, o mote das celebrações da data instituída pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) é «Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão», a fim de celebrar as múltiplas perspectivas que compõem os museus e suas comunidades, defendendo ferramentas capazes de identificar e superar preconceitos no que exibem e nas histórias que contam.

«Nos dias que correm, em que tantas desigualdades e injustiças se observam, de forma agravada, no mundo e no nosso país, estes espaços de preservação, valorização e divulgação das memórias colectivas não podem estar alheios às realidades sociais, promovendo o conhecimento e a compreensão das razões históricas, políticas e sociais que as contextualizam, tanto no passado como na actualidade», refere a ADAL no comunicado.

Como tal, e depois da comunicação enviada à Assembleia Municipal de Loures, no passado mês de Abril, «foi [...] com satisfação que tomámos conhecimento da reabertura dos museus municipais neste dia 18 de Maio», frisa.

A reabertura dos museus e núcleos museológicos de Loures acompanha a decisão tomada a nível nacional, a partir de hoje, tendo em conta as regras em vigor para a prevenção e mitigação dos riscos de contágio do novo coronavírus.

O Dia Internacional dos Museus, celebrado a cada 18 de Maio, tem o objectivo de alertar para o facto de os museus serem «um importante meio de intercâmbio cultural, enriquecimento de culturas e desenvolvimento de entendimento mútuo, cooperação e paz entre os povos».

Tópico