A Mostra acontece na sequência do trabalho de intercâmbio cultural com a Galiza que as duas instituições, fundadas e sediadas em Coimbra, vêm desenvolvendo há mais de 20 anos. A programação inclui oito espectáculos de teatro e um conjunto de outras actividades, como oficinas, exposições, leituras, uma residência de criação artística, uma feira do livro e até um baile.
No total, o programa apresenta vinte iniciativas, espalhadas por diferentes espaços de Coimbra: para além do Teatro da Cerca de São Bernardo e da Cena Lusófona, o Teatro-Estúdio Bonifrates, o CITAC, o Rancho Folclórico Tricanas de Coimbra, o Centro de Artes Visuais e o TAGV, onde terá lugar o espectáculo de encerramento.
Entre os grupos e artistas galegos convidados estão Quico Cadaval, Cándido Pazó, Excéntricas Producións, Contraproducións, Sarabela Teatro, Teatro do Atlántico, Náufragos Teatro e AveLina Pérez. Através do reportório seleccionado, a Mostra permite uma visita a algumas das personalidades mais relevantes da história e da cultura da Galiza, como Vicente Risco, Emilia Pardo Bazán, Xosé Luís Méndez Ferrín e Rosalía de Castro, bem como, numa iniciativa especial, a homenagem a Castelao, Xesús Alonso Montero, Isaac Diaz Pardo e Luís Seoane. Constitui, assim, uma oportunidade para reapresentar o teatro da Galiza ao público português e ao público de Coimbra em particular.
A mostra conta então com oito espetáculos, entre os quais o «O porco de pé», uma adaptação da novela com o mesmo título escrita por Vicente Risco em 1928; «Arraianos», uma produção que permite visitar os universos da literatura do escritor Xosé Luís Méndez Ferrín; «Cigarreiras», escrito e encenado por Cándido Pazó a partir do romance «La Tribuna», de Emilia Pardo Bazán; «Libre coma os páxaros», uma interpretação a solo de María Barcala que homenageia a vida e a obra da escritora Rosalía de Castro, autora de «Cantares Gallegos»; «Males que vêm por bem», uma criação para esta Mostra; ou «Complexo de Édipo».
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui