Concerto assinalou o aniversário do CLUP

Cinquenta anos a intervir pela música

Realizou-se no passado dia 21 de Maio, na Casa da Música, o concerto comemorativo das bodas de ouro do Coral de Letras da Universidade do Porto (CLUP).

O CORAL foi fundado pelo maestro José Luís Borges Coelho em Maio de 1966
CréditosCLUP

O concerto foi programado a partir de um exercício de resposta à pergunta: «se tivesses que escolher uma obra que tenhas cantado connosco, qual escolherias?» O resultado foi uma vasta revisitação de temas, entre eles o Acordai de Fernando Lopes Graça, acompanhados por diferentes pianistas, incluindo os que já colaboraram com o CLUP. 

Dirigido desde a sua fundação pelo maestro José Luís Borges Coelho, o Coral é uma instituição reconhecida pela ênfase na música portuguesa e também pela sua versatilidade.

A história dos 50 anos preenche-se com centenas de concertos realizados em solo nacional e digressões por Espanha, França, Bélgica, Luxemburgo, Holanda e Alemanha.

Para o reconhecimento internacional do grupo muito contribuíram os 14 prémios que angariou em festivais, nomeadamente em Llangollen, no País de Gales, e em Teeside, no Norte de Inglaterra.

A versatilidade do CLUP observa-se na apresentação dos seus repertórios mas também na disponibilidade para participar em diversas iniciativas. A intervenção nas comemorações populares do 25 de Abril na baixa portuense, desde o primeiro aniversário da revolução, a participação na banda sonora dos Capitães de Abril de Maria de Medeiros, e na dobragem da banda sonora d’ O Corcunda de Notre Dame, da Walt Disney, são alguns exemplos.

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui