Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|cinema

Cinco heróis cubanos chegam ao cinema

A história dos cinco cubanos presos nos EUA por denunciarem grupos terroristas às autoridades vai chegar às salas de cinema em duas produções que cruzam Brasil, Canadá, França e Cuba.

Da esquerda para a direita, Gerardo Hernández, Fernando González, Antonio Guerrero, René González e Ramón Labañino
Da esquerda para a direita, Gerardo Hernández, Fernando González, Antonio Guerrero, René González e Ramón LabañinoCréditos

Os filmes, actualmente em fase de pré-produção e ainda sem data para a sua estreia, serão baseados em duas obras: What Lies Across the Water: The Real Story of The Cuban Five (O que há do outro lado do mar: a história real dos cinco cubanos), do canadiano Stephen Kimber; e Os últimos soldados da Guerra Fria, do brasileiro Fernando Morais.

Los Cinco, a película baseada no livro de Kimber, segundo o Granma, será produzida por duas produtoras canadianas em cooperação com o Instituto Cubano da Arte e Indústria Cinematográfica. O argumento adaptado será assinado por Barrie Dunn, actor, autor e co-produtor da série Trailer Park Boys.

As filmagens devem decorrer essencialmente em Cuba até 2019 e a realização ficará a cargo de Clement Virgo (responsável pela mini-série canadiana The Book of Negroes), de acordo com a edição electrónica do jornal cubano.

Wasp Network, o outro filme, conta já com a participação confirmada da actriz espanhola Penélope Cruz, do chileno Pedro Pascal (Game of Thrones), do brasileiro Wagner Moura (Tropa de Elite) e do mexicano Gael García Bernal (Diário de Che Guevara). A realização e o argumento estão a cargo do francês Olivier Assayas, duas vezes nomeado para a Palma de Ouro do Festivel de Cannes.

«Os Cinco»

Antonio Guerrero, Fernando González, Gerardo Hernández, Ramón Labañino e René González foram presos em 1998 e condenados em 2001 pelas autoridades dos EUA, após denunciarem às autoridades norte-americanas as actividades de grupos terroristas de contra-revolucionários cubanos, financiados e treinados pela CIA.

Fernando González e René González cumpriram penas de 17 e 15 anos de prisão, respectivamente, enquanto os restantes três foram libertados em Dezembro de 2014, no âmbito dos esforços de normalização das relações entre Cuba e os EUA, e após mais de uma década de uma campanha mundial de solidariedade.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui