|Festa do «Avante!»

Bienal de Artes Plásticas e «A insustentável leveza do poder», de Rita Andrade

O Espaço de Artes Plásticas da Festa do Avante! deste ano vai acolher, para além da XXIV Bienal, uma exposição da artista Rita Andrade, denominada A insustentável leveza do poder.

Rita Andrade: Free Palestine, Marcador e Pastel de Óleo Sobre Papel, 21cm x 30cm, 2020. Exposições XXIV Bienal de Artes Plásticas da Festa do «Avante!» e «A insustentável leveza do poder» de Rita Andrade na «Festa do Avante!», Seixal, dias, 5, 6 e 7 de Setembro
Créditos / Rita Andrade

Na Quinta da Atalaia, durante o próximo fim de semana, realiza-se mais uma edição da Bienal de Artes Plásticas da Festa do Avante!, onde estarão em exposição 127 obras de 104 artistas seleccionadas por um júri constituído por Acácio Carvalho, Ana Isabel Ribeiro e Filipa Pena.

A Bienal do Avante!, que juntamente com a de Vila Nova de Cerveira são as mais antigas do País, assume-se, segundo os organizadores, como um espaço de diversidade de linguagens artísticas, mas também de «afirmação e resistência», onde os artistas apresentam a sua arte «como forma de questionar, reflectir e transformar a realidade, para que a arte continue a ser um instrumento de luta, de esperança e de mudança».

Em simultâneo, poder-se-á ver também no Espaço das Artes «A insustentável leveza do poder», uma exposição com 28 obras inspiradas nas viagens da autora à Palestina e Honduras. Rita Andrade, cujo trabalho se centra «no poder transformador da arte como um meio pacífico de comunicação», destaca na sua abordagem «a importância de uma pesquisa de campo imersiva para garantir uma compreensão profunda dos contextos que aborda».
 

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui