|cinema

13.ª Festa do Cinema Italiano assinala 100 anos de Fellini

Uma antestreia e homenagens ao cineasta Federico Fellini e ao pintor Leonardo da Vinci são as propostas da 13.ª Festa do Cinema Italiano, que vai decorrer de 5 e 8 de Novembro, em Setúbal.

Federico Fellini
Federico FelliniCréditos / DW

Figli, de Giuseppe Bonito, protagonizada por Stefano Fresi, Valerio Mastandrea e Paola Cortellesi, sobre as peripécias do quotidiano de um casal com a chegada do segundo filho, é a comédia que abre a festa no Cinema Charlot – Auditório Municipal, em Setúbal, a 5 de Novembro, pelas 21h30.

À mesma hora, segue-se, no dia 6, Ma cosa ci dice il cervello, comédia de Riccardo Milani, com Paola Cortellesi, Stefano Fresi e Vinicio Marchioni, sobre a história de uma agente secreta que se reencontra, em plena caça a um terrorista, com amigas de escola.

A 7 de Novembro, pelas 18h, a Festa do Cinema Italiano mostra, em sessão especial de homenagem a Leonardo da Vinci, o documentário Io, Leonardo, de Jesus Garces Lambert, com Angela Fontana, Francesco Pannofino, Luca Argentero e Massimo De Lorenzo no elenco.

No mesmo dia, às 21h30, está programada mais uma comédia, 10 Giorni senza mamma, um retrato da vida de uma mãe de três filhos, exausta, que decide tirar férias de dez dias e deixar o marido a tratar de tudo, com autoria de Alessandro Genovesi e interpretações de Fabio De Luigi, Valentina Lodovini, Angelica Elli e Bianca Usque.

A celebração, em Setúbal, dos cem anos do nascimento do cineasta Federico Fellini inclui para o último dia, às 15h30, a exibição de um dos seus grandes clássicos, La Strada, que acompanha a vida de uma rapariga pobre, vendida a um artista ambulante.

Segue-se, às 18h, Bangla, primeira obra de Phaim Bhuiyan, de que também é protagonista, ao lado de Carlotta Antonelli e Simone Liberati, sobre um jovem do Bangladesh que se apaixona por uma italiana, o que colide com as tradições do seu país.

O encerramento da mostra anual de cinema italiano em Setúbal faz-se às 21h30 com Il Campione, de Leonardo D’Agostini, com Stefano Accorsi, Andrea Carpenzano e Massimo Popolizio no elenco, sobre a relação de um talentoso, mas indisciplinado futebolista com o tutor.

Tópico