José Castro

Opinião

José Castro

Professor Mais

Engenheiro Florestal e Arquitecto Paisagista, é docente do Instituto Politécnico de Bragança desde 1988, sendo membro do seu Conselho Geral em representação dos professores da Escola Superior Agrária. Lecciona e investiga sobre temas de ecologia, ordenamento e planeamento do território. Integra o Conselho de Admissão de Qualificação da Ordem dos Engenheiros pela especialidade de Engenharia Florestal.
José Castro
Almeida e as políticas neoliberais
CréditosMiguel Pereira da Silva / Agência Lusa

Opinião

Almeida e as políticas neoliberais

José Castro

Segundo os últimos dados disponíveis do INE, este concelho registou depósitos bancários no valor de cerca de 139 milhões de euros em 2015, dos quais utilizou apenas 33 milhões em créditos, o que significa que Almeida libertou mais de 106 milhões de euros para a economia do resto do País. Mesmo assim, o governo entende que não merece ter um serviço público bancário.

José Castro
Cinquenta cêntimos pelo interior
Créditos / CC-BY-SA-3.0

Opinião

Cinquenta cêntimos pelo interior

José Castro

O Presidente da República promulgou na passada semana o decreto-lei que altera o regime económico e financeiro dos recursos hídricos. Os títulos na imprensa anunciaram então a todo o país que cada agregado familiar iria contribuir com 50 cêntimos para que o sempre ubíquo «interior» não viesse a sofrer agravamentos no seu tarifário da água pelos custos inerentes à sua distribuição em territórios de baixa densidade habitacional.