Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|falta de trabalhadores

Saúde privada: trabalhadores da SANFIL exigem melhores salários

Há mais de três meses que os trabalhadores da SANFIL MEDICINA, com 3 hospitais e 6 clínicas na zona de Coimbra/Leiria, esperam por uma resposta ao caderno reivindicativo. Empresa «pode, e deve, pagar melhores salários».

A Sanfil Medicina é a associada n.º 1 da Associação Portuguesa da Hospitalização Privada (APHP)
A Sanfil Medicina é a associada n.º 1 da Associação Portuguesa da Hospitalização Privada (APHP)Créditos / APHP

«Estamos preparados para responder da melhor forma às necessidades dos nossos utentes», afirma a SANFIL MEDICINA, que gere três hospitais e seis clínicas privadas entre Coimbra, Leiria, Alcobaça, Cantanhede, Lousã e Pombal. O mesmo, no entanto, não se aplica aos trabalhadores, que há mais de três meses esperam que a empresa responda às suas propostas.

As propostas são, de resto, facilmente realizáveis por uma empresa do sector da hospitalização privada que continua a investir milhões na abertura de novos hospitais e clínicas: um aumento salarial de 10%, com «um mínimo de 100 euros para cada trabalhadores», não põe em causa o continuado sucesso da SANFIL.

Este sucesso não pode ser, contudo, desligado da realidade vivida na empresa, com um modelo alicerçado na subcontratação, com um muito «baixo número de pessoas no quadro de pessoal, o que obriga a ritmos de trabalho demasiado intensos», refere o comunicado do Sindicato de Hotelaria do Centro (SHC/CGTP-IN).

Entre outras medidas reivindicadas pelos trabalhadores conta-se a devolução do dia feriado no Carnaval, a redução do horário de trabalho para as 35 horas, os 25 dias de férias, a dispensa no dia de aniversário e a reposição do sistema de diuturnidades (um complemento ao salário do trabalhador, atribuído após um certo período de tempo na empresa: a cada três anos, por exemplo), de 35 euros por cada escalão.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui