Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|greve

Greve na Aptiv quer acabar com as semanas de seis dias

2023 foi o melhor ano de sempre para a multinacional norte-americana Aptiv, que opera em Braga, mas nem por isso os trabalhadores sentiram qualquer alteração ao panorama de salários de miséria. Greve convocada para 29 de Março.

Créditos / SITE NORTE

Os trabalhadores da Aptiv, em Braga, vão paralisar no próximo dia 29 de Março, sexta-feira, em protesto pela aplicação das medidas contidas no caderno reivindicativo. Entre as principais exigências, destaca-se o aumento salarial mínimo de 200 euros, o pagamento de 25% de subsídio de turno aos trabalhadores que laborem em turnos rotativos, a implementação de diuturnidades para todos e a redução dos horários de trabalho.

A realidade na empresa é completamente alheia ao que é, nos dias de hoje, apresentado como o próximo passo, o mais moderno, na melhoria das condições dos trabalhadores. Na Aptiv, os trabalhadores que exerçam as suas funções no horário nocturno são obrigados a trabalhar semanas de seis dias, outro dos motivos que justifica esta acção de luta.

Apesar dos excelentes resultados anunciados pela multinacional (norte-americana, uma das maiores no sector de peças de automóveis) em 2023, a realidade na unidade de Braga é uma de grande descontentamento entre os trabalhadores. Prevalece a «discriminação geracional dos direitos, os salários baixos, a precariedade laboral e os horários desregulados», refere comunicado do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Actividades do Ambiente do Norte (SITE Norte/CGTP-IN) enviado ao AbrilAbril.

A disparidade entre os resultados positivos da empresa no ano passado, os melhores de sempre, e as condições laborais que os trabalhadores enfrentam todos os dias é uma realidade que, cada vez mais, se vem generalizando no panorama das grandes empresas a operar em Portugal. Na Aptiv, garante o SITE Norte, essa discrepância terá resposta à altura.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui