Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|greve

Auto Sueco aumenta apenas os subsídios para não ter de pagar segurança social

A Auto Sueco Portugal, do Grupo Nors, com um volume de negócios de mais de 2 mil milhões de euros, teve de arranjar um esquema para não aumentar directamente os salários. Greve convocada de 9 a 12 de Abril.

Créditos / Volvo

2023 foi, segundo os próprios, um dos melhores anos de sempre para a Auto Sueco Portugal, empresa distribuidora exclusiva de camiões, autocarros e motores marítimos e industriais Volvo no nosso país (que originou o Grupo Nors, presente em 17 países com um volume de negócios de 2 mil milhões de euros), mas, ainda assim, o patronato continua a arranjar soluções para poupar mais tostões: sempre à custa dos trabalhadores.

A empresa anunciou uns «muito insuficientes» 4% de aumentos salariais para 2024. Ainda assim, «não cumpriu»: o patronato, «por aritméticas que os trabalhadores repudiam», não aplicou aumentos nos salários, optando antes por «vergonhosamente», na sua maioria, fazer subir os subsídios de alimentação.

Ou seja, explica o Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Actividades do Ambiente do Norte (SITE Norte/CGTP-IN), em comunicado, não só os salários «efectivamente não aumentaram 4%», como a Auto Sueco Portugal acaba por «não entregar a sua parte das contribuições à Segurança Social do valor que os trabalhadores recebem a mais». Os trabalhadores podem não ser prejudicados agora, mas perdem direito à reforma pela remuneração toda que auferiram.

Os trabalhadores «sentem-se indignados e enganados com este comportamento da empresa». Em plenário, a decisão de avançar com uma greve parcial de quatro hora diárias na troca dos turnos, de 9 a 12 de Abril, (duas horas de greve diárias a cada trabalhador), foi unânime. Na concentração de dia 9, a realizar entre as 15h e as 19h, vai estar presente o secretário-geral da CGTP-IN, Tiago Oliveira, expressando a solidariedade da confederação sindical com a luta destes trabalhadores.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui