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|lutas sindicais

Acordo salarial no terminal da REN em Sines

Unidade e organização foram decisivas para que a REN Atlântico, empresa que gere o terminal de gás natural em Sines, aceitasse as reivindicações dos trabalhadores.

Terminal de Gás Natural Liquefeito (GNL) da REN Atlântico, em Sines. Foto de arquivo.
Terminal de Gás Natural Liquefeito (GNL) da REN Atlântico, em Sines. Foto de arquivo.Créditos / REN

O processo negocial iniciado em Maio passado para o estabelecimento de uma nova tabela remuneratória na REN Atlântico, empresa que gere o terminal de gás natural líquido (GNL) no porto de Sines, foi concluído com êxito.

A informação procede de um comunicado emitido em 2 de Agosto pela a Federação Intersindical das Indústrias Metalúrgicas, Químicas, Eléctricas, Farmacêutica, Celulose, Papel, Gráfica, Imprensa, Energia e Minas (Fiequimetal/CGTP-IN).

A unidade e organização dos trabalhadores foram decisivas para que a empresa aceitasse «responder positivamente às reivindicações» e fosse estabelecido o acordo, afirma o comunicado.

O processo negocial foi iniciado em Maio passado, com a entrega à administração da REN Atlântico, pelo Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Actividades do Ambiente do Sul (SITE Sul/CGTP-IN), de uma proposta negocial que esteve quase dois meses sem resposta.

Os trabalhadores dispuseram-se para a luta. Foi emitido pelo SITE Sul um pré-aviso de greve, ao qual se seguiu uma disponibilização da administração da REN para negociar o novo Acordo de Empresa (AE). Na base dos compromissos assumidos pela empresa, o sindicato retirou o aviso de greve – como anunciámos oportunamente.

Em poucos dias realizaram-se duas reuniões negociais, a primeira a 26 e a segunda 31 de Julho. Nesta última foi estabelecido um aumento salarial imediato em todas as categorias, que começa em 5,6% nos salários mais elevados e atinge 19% nos salários mais baixos. O aumento salarial médio é de 189,25 euros mas chega a 213 euros nos salários mais baixos. Estes mereceram ainda uma especial atenção por parte dos negociadores sindicais, tendo ficado pré-acordados para 2020 aumentos que farão com que trabalhadores nos escalões remuneratórios menos favorecidos possam crescer até 391 euros em dois anos.

Outras cláusulas do AE continuarão a ser negociadas entre as partes, segundo o comunicado.

O terminal e a empresa

O terminal de gás natural líquido (GNL) de Sines «é a principal porta de entrada de GNL em Portugal», segundo a REN Atlântico divulgou em Dezembro de 2018 na sua página. Os números do movimento portuário de 2018 apontavam, segundo a empresa, para que o referido ano terminasse com «números próximos dos 70% do GNL entrado em Portugal».

O tráfego aumentou substancialmente relativamente ao ano de 2017, em que a mesma percentagem era de 55%. Tal demonstra «a crescente importância do terminal de Sines» e torna-a «uma infraestrutura crítica na garantia da segurança de abastecimento de gás natural para Portugal», afirma a empresa.

Em 22 de Dezembro de 2018 o terminal recebeu o seu 500.º navio. Em 2018 registaram-se 46 atracamentos e descargas – um novo máximo histórico, segundo a empresa.

 

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