Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Índia

Índia: organizações de jornalistas condenam congelamento de contas do Newsclick

Num comunicado conjunto, seis organizações denunciaram o congelamento de contas do portal de notícias Newsclick pelo Departamento dos Impostos sobre Rendimentos, deixando 100 pessoas sem salários.

Acção em defesa da liberdade de imprensa na Índia (imagem de arquivo) 
Acção em defesa da liberdade de imprensa na Índia (imagem de arquivo) Créditos / Newsclick

«Esta acção do Departamento, sem qualquer aviso, privou de uma só vez cerca de uma centena de pessoas da comunicação social e as suas famílias de uma fonte estável de rendimento», afirmam os signatários de um comunicado que expressa «nos termos mais enérgicos a condenação do congelamento das contas» do Newsclick.

As organizações Press Club of India, Indian Women’s Press Corps, Delhi Union of Journalists, Press Association, Kerala Union of Working Journalists e The Working News Cameraman’s Association (WNCA) sublinham ainda que «esta acção do Departamento também viola as normas básicas da justiça natural e das leis laborais».

A declaração conjunta das associações de jornalistas segue-se a um comunicado, emitido pelo Newsclick na passada terça-feira, no qual afirmava que, na noite de 18 de Dezembro, não tinha conseguido efectuar qualquer pagamento bancário devido a acções do Departamento dos Impostos sobre Rendimentos.

A medida tomada «parece ser uma continuação do cerco administrativo-jurídico ao portal de notícias, que começou com as rusgas» levadas a cabo em Fevereiro de 2021, a que se seguiu uma investigação por parte do Departamento dos Impostos sobre Rendimentos, em Setembro desse ano, e a repressão de 3 de Outubro de 2023 pelo Corpo Especial da Polícia de Déli, denunciou o portal noticioso, lembrando que o fundador do NewsClick, Prabir Purkayastha, e o seu responsável pelos recursos humanos, Amit Chakraborty, continuam presos, o abrigo da Lei de Prevenção de Actividades Ilícitas (UAPA, na sigla em inglês).

O órgão de comunicação social, conhecido por manter uma linha de esquerda, afirma que sempre cumpriu as suas obrigações legais, incluindo todas as normas relativas a impostos, pelo que a medida agora adoptada «carece de qualquer fundamento».

Outro facto para o qual o Newsclick chama a atenção é o de não ter recebido qualquer intimação relativa ao congelamento de contas, que foi descoberto por acaso, quando funcionários iam proceder ao pagamento rotineiro dos salários dos trabalhadores.

O portal, que prometeu responder legalmente a «esta medida injusta e cruel» com a maior brevidade, sublinhou que «os seus corajosos jornalistas continuam empenhados em manter o seu trabalho durante o maior tempo possível».

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui