Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Palestina

Espanha vai reconhecer o Estado da Palestina

Malta, que ocupa a presidência do Conselho de Segurança da ONU, vai apresentar uma proposta para que a Palestina seja admitida como membro de pleno direito das Nações Unidas e Espanha irá apoiar, algo que acompanha o reconhecimento do Estado da Palestina.

CréditosEMILIO NARANJO / EPA

Um passo importante para o Estado palestino no seio da União Europeia com Espanha a tomar a dianteira de algo que já peca por tardio. Ao contrário do que o último governo PS procurou fazer, que era esperar por outros para reconhecer a Palestina, o seu partido homólogo espanhol avançou sozinho.

Já se falava da possibilidade, mas de acordo com a agência Reuters, o ministro dos Negócios Estrangeiros, José Manuel Albares Bueno, disse esta quarta-feira que Espanha iria reconhecer em breve o Estado da Palestina. Este elemento vem na sequência do primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, ter dito que o reconhecimento iria ser feito antes do Verão.

Além deste importante passo, Espanha prepara-se para acompanhar a proposta de Malta, país que assume a presidência do Conselho de Segurança da ONU, que passa pela admissão da Palestina como membro de pleno direito das Nações Unidas.

Ainda hoje Pedro Sanchez, durante uma conferência de imprensa conjunta com o primeiro-ministro do Qatar, exigiu mais pormenores a Israel sobre a morte de sete pessoas que trabalhavam para a ONG World Central Kitchen num ataque aéreo em Gaza.

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, considerou o incidente «um acontecimento trágico em que as nossas forças feriram involuntariamente não-combatentes», acrescentando que «isto acontece na guerra».

O chefe de Estado espanhol reagiu dizendo: «isto é inaceitável e insuficiente e estamos à espera de uma clarificação muito mais forte e detalhada, após a qual veremos que medidas tomar». 
 

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui