Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Cuba

Deputados europeus reafirmam oposição ao bloqueio imposto a Cuba

Homero Acosta, secretário da Assembleia Nacional de Cuba, dialogou em Bruxelas com vários deputados ao PE, que reafirmaram a condenação do bloqueio e defenderam o acordo alcançado em 2016 entre a UE e a Ilha.

Homero Acosta com vários deputados ao Parlamento Europeu, a 14 de Novembro de 2023 
Homero Acosta com vários deputados ao Parlamento Europeu, a 14 de Novembro de 2023 Créditos / Prensa Latina

No encontro desta terça-feira entre Acosta e a deputada portuguesa Sandra Pereira, os parlamentares espanhóis Mónica Silvana, Ana Miranda e Antoni Comín, e os italianos Maximiliano Smeriglio, Andrea Cozzolino, Pietro Bartolo e Dino Giarrusso, os anfitriões fizeram questão de deixar expressa a sua oposição à inclusão de Cuba na lista unilateral, elaborada por Washington, de países patrocinadores do terrorismo.

Smeriglio (Grupo da Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas) agradeceu a ajuda médica cubana durante a pandemia de Covid-19, bem como as «lições morais» que a maior ilha das Antilhas dá, refere a Prensa Latina.

Por seu lado, a espanhola Silvana González, deputada do PSOE e também membro da Aliança Progressista, destacou os contributos de Cuba para a cooperação Sul-Sul.

O apoio ao Acordo de Diálogo Político e de Cooperação entre a União Europeia (UE) e Cuba, firmado em 2016, e a sua importância para os signatários foram temas que dominaram o encontro dos eurodeputados com Acosta, indica a agência cubana.

Nesse sentido, os participantes abordaram as potencialidades das relações entre a Ilha e o bloco, em áreas como saúde, educação, alimentar e científico-técnica.

Aos presentes, Acosta fez uma actualização da situação de Cuba, os processos em curso de âmbito parlamentar e o impacto do bloqueio económico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos há mais de 60 anos, tendo apontado os danos humanos e os prejuízos económicos desta política.

O encontro de Homero Acosta com deputados solidários com Cuba (nas imagens) precedeu uma reunião com o vice-presidente do PE, Marc Angel / PE  

No encontro participaram também Sandra Pereira (deputada do PCP e membro do Grupo da Esquerda), Ana Miranda (deputada galega do BNG e membro do Grupo dos Verdes), Pietro Bartolo (do Partido Democrático e membro da Aliança Progressista de Socialistas e Democratas), assim como o italiano Andrea Cozzolino (Partido Democrático), o catalão Antoni Comín (Junts) e o italiano Dino Giarrusso (Movimento Cinco Estrelas), que não estão inscritos em qualquer grupo político do Parlamento Europeu (PE).

Tiveram ainda oportunidade de ouvir o secretário da Assembleia Nacional de Cuba falar sobre as possibilidades de investimento que Cuba representa para a UE, algo que o alcance extraterritorial do bloqueio dificulta.

Também presente no encontro, a embaixadora cubana na Bélgica e junto da UE, Yaira Jiménez, destacou a importância do Acordo de Diálogo Político e de Cooperação, que «é fruto do respeito e da autodeterminação como instrumento para conversar ao mesmo nível sobre os valores partilhados e as diferenças».

Posteriormente, indica a agência, Homero Acosta reuniu-se com o vice-presidente do PE, o luxemburguês Marc Angel.

A defesa do multilateralismo e da coesão social foram alguns dos temas analisados na reunião, na qual o dirigente político cubano expôs as consequências da agressividade dos Estados Unidos.

Acosta reconheceu ainda o apoio da UE à condenação mundial do bloqueio e à presença da Ilha na lista unilateral de países patrocinadores do terrorismo – sendo que esto último aspecto funciona como «uma severa limitação no acesso ao sistema financeiro internacional».

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui