Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Síria

Damasco condena visita ilegal de delegação governamental francesa à Síria

O executivo sírio denunciou de forma veemente o facto de representantes do Ministério francês dos Negócios Estrangeiros entrarem ilegalmente no país, violando a sua soberania e integridade territorial.

A grande maioria dos campos petrolíferos da Síria é controlada pelas milícias das FDS, em conjunto com as tropas do Pentágono 
A grande maioria dos campos petrolíferos da Síria é controlada pelas milícias das FDS, em conjunto com as tropas do Pentágono CréditosHussein Malla / Al Jazeera

Num comunicado emitido esta terça-feira, o Ministério sírio dos Negócios Estrangeiros condena «nos termos mais veementes» a visita de uma delegação francesa ao Norte do país.

Segundo refere o portal The Cradle, no passado dia 10, um grupo de representantes do Ministério dos Negócios Estrangeiros de França, que entraram na Síria de forma ilegal, encontrou-se com o Conselho Executivo da Administração Autónoma do Norte e Leste da Síria, liderado pelos curdos.

«O encontro da delegação francesa com organizações separatistas representa uma violação flagrante da soberania e da integridade territorial da Síria, e mostra o papel destrutivo e a extrema hostilidade da França para com a Síria», afirma o texto, divulgado pela agência Sana.

Para Damasco, fica também evidente «o completo alinhamento de França com a agressão contra a Síria, por via do seu apoio a grupos terroristas e milícias separatistas».

«A Síria lembra ao governo francês que a luta contra o terrorismo deve ser em coordenação com o Estado sírio, que enfrentou o terrorismo, e não em cooperação com organizações separatistas que se tornaram uma cobertura para o governo francês e partilham com ele o objectivo de minar a soberania e a integridade territorial da Síria», denuncia o documento.

O comunicado refere-se às chamadas Forças Democráticas Sírias – FDS, milícias na sua maioria curdas, apoiadas e financiadas por Washington e que, em coordenação com a Casa Branca, mantêm o controlo sobre 90% dos campos petrolíferos do país árabe, no Norte e no Nordeste.

No texto, o governo sírio pede ainda à chamada comunidade internacional que «condene estas acções imprudentes do executivo francês», ao qual exige «respeito pela legitimidade e as leis internacionais».

Em simultâneo, aconselha o governo de França «a prestar atenção aos seus problemas internos, que estiveram nas bocas do mundo recentemente, sobretudo pelos comportamentos racistas enraizados nas suas forças».

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui