|greve

Trabalhadores da Resiestrela fazem greve no dia 14

Os trabalhadores da Resiestrela (Grupo EGF) vão estar em greve na próxima segunda-feira, exigindo aumentos salariais, o descongelamento das progressões, o cumprimento do direito à contratação colectiva e o desbloqueio das negociações do caderno reivindicativo.

https://www.abrilabril.pt/sites/default/files/styles/jumbo1200x630/public/assets/img/egf-contra_a_privatizacao_1.jpg?itok=MDfl_Ktb
Trabalhadores do sector dos Resíduos, do Grupo EGF, em luta contra a privatização, em Outubro último
Trabalhadores do sector dos Resíduos, do Grupo EGF, em luta contra a privatização, em Outubro últimoCréditos

Tal como explica no seu portal o Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional (STAL/CGTP-IN), os trabalhadores da empresa de valorização e tratamento de resíduos sólidos da Cova da Beira «auferem os mais baixos salários das 11 empresas que compõem o Grupo EGF», chegando a haver casos de trabalhadores que, com mais de 15 anos de serviço, recebem o salário mínimo nacional «para tratar, transportar, conduzir ou operar máquinas pesadas e veículos especiais».

«A esmagadora maioria dos trabalhadores não tem uma carreira profissional definida, vigorando o "pau para toda a obra", o que, além de ilegal, atenta contra a dignidade profissional» de todos eles, denuncia o STAL, acrescentando que tem apresentado, «ano após ano, cadernos reivindicativos com as propostas dos trabalhadores», mas que «a empresa nunca demonstrou disponibilidade para negociar o que quer que fosse».

Sublinhando que a estrutura sindical e os trabalhadores «têm de ser tratados com dignidade e seriedade», o STAL informa ainda que, a partir do dia 14, se inicia uma greve ao trabalho extraordinário, que se prolongará «até à assinatura de um acordo de empresa».

Caso esta não mostre disponibilidade para negociar, os trabalhadores da Resiestrela vão decidir novas formas de luta, a empreender em Setembro. Nesse sentido, já foram agendados plenários semanais ao final do turno da manhã e início do turno da tarde, informa o STAL.

Tópico

0 Comentários

no artigo "Trabalhadores da Resiestrela fazem greve no dia 14