(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-77129967-1', 'auto'); ga('require', 'GTM-NLPH4K8'); ga('send', 'pageview');

Siga-nos

Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|greve

Newrail: nova concessão, novas lutas nos bares dos comboios da CP

A Newrail assumiu, em Junho, a concessão do serviço de bares e refeições dos comboios da CP, mas a nova empresa ainda resiste em pagar o devido aos trabalhadores. Greve convocada para 22 de Setembro.

CréditosMário Cruz / Agência Lusa

O pesadelo parecia ter chegado ao fim em Junho de 2023, quando uma nova empresa assumiu a concessão do serviço de bares e refeições dos comboios de longo-curso da Comboios de Portugal (CP), substituindo a empresa Apeadeiro 2020, que embora tenha recebido os pagamentos da CP se furtou a pagar os salários aos pouco mais de 120 trabalhadores que garantem o funcionamento destes serviços.

A Newrail comprometeu-se, antes de aceitar a concessão, a regularizar a situação salarial dos trabalhadores que migraram para a nova empresa. A Apeadeiro 2020 tinha deixado de pagar salários em Fevereiro de 2023 (embora o dono tivesse, no mesmo período, aberto um novo negócio). Infelizmente, foi um caso de nova gestão, novos problemas para os trabalhadores.

Embora a nova concessionária tenha pago os salários em falta, a Newrail recusa-se a fazer os descontos para a Segurança Social. O dinheiro que é descontado, mesmo que o seja pela entidade empregadora, faz parte da remuneração salarial do trabalho, ressalva Luís Trindade, do Sindicato de Hotelaria do Sul (SHS/CGTP-IN), em declarações ao AbrilAbril: ao não o fazer, a empresa está, por e simplesmente, a apropriar-se de parte dos salários dos trabalhadores.

Outro problema que os trabalhadores têm enfrentado é a indisponibilidade da Newrail em assumir as retribuições mensais definidas para estes trabalhadores, a maioria da qual aufere o salário mínimo. O direito a receber uma compensação por refeições, por exemplo, está a ser negada pela empresa.

«Os trabalhadores também exigem que a empresa concessionária aplique, e cumpra, o Acordo de Empresa (AE) em vigor», refere o comunicado do sindicato. «A aplicação do acordo de empresa é da maior importância para a vida de profissional dos trabalhadores». Embora a empresa tenha inicialmente aceite ratificar um novo acordo (com retroactivos a 1 de Janeiro), a Newrail veio posteriormente a alterar o início do AE a Março, unilateralmente.

«Apesar das diversas tentativas de diálogo e entendimento com a Newrail», não restou, aos trabalhadores, outra alternativa que não o agendamento de um dia de greve para amanhã, dia 22 de Setembro, na esperança de ter os seus postos de trabalho garantidos «após o final do ano de 2023, com a integração nos quadros da CP e o pagamento das retribuições dos meses anteriormente regularizados pela concessionária Newrail».

Os trabalhadores do serviço de bares e refeições dos comboios de longo-curso da CP vão estar concentrados na estação de comboios de Sta. Apolónia, em Lisboa, a partir das 8h30.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui