Santarém reclama melhores acessibilidades

A «Semana de Luta» por melhores acessibilidades e transportes/mobilidade no distrito de Santarém, exigiu mais investimento e manutenção de infraestruturas e equipamentos.

Utentes da Chamusca, no distrito de Santarém, participaram na semana de luta pelas acessibilidades no Médio Tejo 
Créditos / mediotejo.net

Esta iniciativa, promovida pelo Movimento de Utentes dos Serviços Públicos (MUSP) do Distrito de Santarém e comissões de utentes locais e sectoriais, decorreu entre 10 e 14 de Abril e promoveu múltiplas iniciativas, incluindo campanhas de sensibilização para maior utilização de transportes públicos.

Ao longo destes cinco dias, em diferentes localidades, foram realizados buzinões e tomadas de posição públicas denunciando problemas existentes, nomeadamente ausência de investimento e manutenção em estradas nacionais ou municipais, como a N118, N119, N3, N114, IC2, N357, para além da exigência da abolição das portagens nas A23, A13, A15 e A10.

O MUSP sublinha que os utentes dos transportes rodoviários de passageiros do Concelho de Santarém confrontam-se com a insuficiência da rede de carreiras na ligação entre a cidade e as zonas rurais, entre o transporte rodoviário e o transporte ferroviário e no funcionamento dos transportes urbanos, ao longo de todo o ano. Aliás, o distrito de Santarém é atravessado por cinco linhas ferroviárias (Norte, Tomar, Leste, Beira Baixa e Vendas Novas), o que possibilitaria que o comboio fosse um meio de transporte de passageiros estruturante neste território. Para isso, para além do investimento para modernizar as infraestruturas e o material circulante, é também necessária uma maior cadência de horários e melhorar as condições das estações e apeadeiros.

Na sequência desta semana de luta, o Grupo Coordenador do MUSP Santarém apela à mobilização dos utentes para que participem em próximas acções para exigirem melhores acessibilidades e melhores transportes públicos.

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui