(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-77129967-1', 'auto'); ga('require', 'GTM-NLPH4K8'); ga('send', 'pageview');

Siga-nos

Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Forças Armadas

Sargentos exigem cumprimento da lei

A Associação Nacional de Sargentos (ANS) veio a público denunciar um conjunto de situações que estão a acontecer «ao arrepio, e até em incumprimento, da legislação em vigor».

Foto de arquivo CréditosMiguel A. Lopes / Agência Lusa

Em comunicado, a ANS deixa um conjunto de críticas e denúncias, como o de «uma Unidade Regimental estar há cerca de dois anos sem ter um sargento-Mor no efectivo desempenho das respectivas funções» e o absurdo de, num «documento oficial, sancionado pela assinatura de um coronel», ser escrita a expressão «cargo de praça que pode ser desempenhado por sargento», contrariando a lei em vigor.

Sobre o Regulamento de Avaliação do Mérito dos Militares das Forças Armadas (RAMMFA), a ANS critica o despacho onde, segundo afirma, se estabelecem «quotas para atribuição de condecorações e louvores», como forma de «disfarçar males causados» por um RAMMFA, que, mesmo antes de entrar em vigor, já era objecto de profundas críticas por parte das associações militares.

Por fim, a ANS volta a chamar a atenção para o atraso nas promoções e para o facto de, «a caminho do fim do segundo mês de 2021», ainda não existirem as listas de promoção que deveriam ter sido homologadas e «publicadas até 31 de Dezembro».

Entretanto, foram hoje conhecidas as intenções governamentais de proceder a alterações nas leis de Defesa Nacional e de Bases da Organização das Forças Armadas, nomeadamente quanto às competências das chefias militares.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui