|Economia

Novo Banco encerra mais 30 balcões até final do mês

O Novo Banco vai fechar cerca de 30 balcões até final de Julho, uma medida incluída no fecho de 73 agências previsto para este ano, de acordo com fonte ligada ao processo.

CréditosJosé Sena Goulão / Agência Lusa

O fecho de agências do Novo Banco este ano visa antecipar em três anos a imposição de Bruxelas de redução da presença do banco no território nacional para 400 balcões, menos 73 do que tinha no final de 2017. Já em final de Abril o Novo Banco tinha fechado 30 balcões.

Quanto aos balcões a fechar no final de Julho, o Novo Banco já comunicou o encerramento aos clientes afectados e a transferência das contas para outra agência.

Quando todos os fechos de balcões forem concretizados e tendo em conta os 631 balcões que o Novo Banco tinha no final de 2014, tal significa que a instituição fechou cerca de 40% da rede comercial em quatro anos.

Ainda este ano deverão sair do banco mais de 400 trabalhadores, meta já conhecida para a qual foram provisionados 134 milhões de euros, e que será conseguida em rescisões por mútuo acordo e reformas antecipadas.

Estes encerramentos vêm juntar-se aos fechos de 70 balcões da Caixa Geral de Depósitos e de várias agências do BPI – só nos últimos meses foram anunciados cinco. Apesar de não haver registo de encerramentos do BCP neste ano, em 2017 fecharam 50 agências daquele banco em Portugal. 


Com Agência Lusa

Tópico