|Juventude Comunista Portuguesa

JCP assinala 40 anos de luta, «a dar voz às aspirações» da juventude

A Juventude Comunista Portuguesa, que cumpre 40 anos de existência no dia 10, leva a cabo, já este sábado, uma iniciativa comemorativa em Lisboa, no âmbito da campanha «Avançamos com a força da juventude».

A Juventude Comunista Portuguesa foi fundada em 1979
A Juventude Comunista Portuguesa foi fundada em 1979 Créditos / JCP

Em Fevereiro deste ano, a direcção nacional da JCP lançou a campanha «Avançamos com a força da juventude», assinalando em simultâneo o 40.º aniversário da Juventude Comunista Portuguesa e as comemorações do 45.º aniversário da Revolução de Abril, de modo a «afirmar os valores e conquistas de Abril e a sua intrínseca ligação aos valores que movem a acção da JCP», lê-se numa nota enviada às redacções.

É no domingo, dia 10, que a JCP, «herdeira de quase 100 anos de luta dos jovens comunistas em Portugal, desde a fundação do PCP, em 1921», faz 40 anos, mas o dia grande da festa é já hoje, em Lisboa, para onde estão agendadas diversas acções comemorativas.

Cartaz das comemorações do 40.º aniversário da Juventude Comunista Portuguesa

A iniciativa, que juntará «jovens de todo o país para comemorar e projectar para o futuro a acção da JCP», incluirá, pelas 19h, um desfile entre o Largo de São Domingos e a Escola Secundária Gil Vicente, onde, às 20h, terá início o jantar/festa de aniversário.

Seguem-se, às 21h30, as intervenções de Inês Rodrigues, da direcção nacional da JCP, e de Jerónimo de Sousa, secretário-deral do PCP. Às 22h, tem início o concerto da banda MDS e da DJ Minerva.

Na nota à imprensa, a JCP afirma que as comemorações do 40.º aniversário não ficam circunscritas a esta iniciativa, estando também programada, para dia 11, uma acção de contacto em 40 escolas e locais de trabalho, «entre vários outros momentos que assinalarão esta data por todo o país, junto da juventude».

Tópico