(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-77129967-1', 'auto'); ga('require', 'GTM-NLPH4K8'); ga('send', 'pageview');

Siga-nos

Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Congresso da Anafre

Freguesias exigem reposição das que foram extintas contra a sua vontade

Arranca esta sexta-feira, em Portimão, o XVII congresso da Associação Nacional de Freguesias (Anafre). Descentralização e reposição de freguesias são dois dos temas em discussão.

Créditos / panoramio

«Freguesia: Mais próxima e solidária. Mais descentralização!» é o lema da reunião magna dos eleitos de freguesia que se realiza hoje e amanhã no Portimão Arena, no Algarve. Na mesa do debate estarão temas centrais como a autonomia do poder local, descentralização de competências, lei das finanças locais, estatuto do eleito local e reposição de freguesias.

No âmbito da «inconsequente» reorganização administrativa do território, a Anafre apela a que a decisão seja devolvida às autarquias locais e respectivas populações para que a reposição das freguesias extintas em 2013, contra a sua vontade, aconteça a tempo das eleições autárquicas de 2021.

Recorde-se que, no anterior congresso da Anafre, o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, anunciou que o Governo iria apresentar uma proposta de lei de criação de freguesias em nome do regresso «à normalidade democrática».

No entanto, o diploma apresentado pelo Executivo em Maio de 2019 constitui uma espécie de armadilha, dado que coloca novas agregações no prazo de dez anos e trava a reposição das que PSD e CDS-PP apagaram

Com a chamada «reforma administrativa», em que 1168 freguesias foram extintas, perderam-se cerca de 20 mil eleitos, o que, conclui a Anafre, diminuiu a proximidade com os cidadãos, não apenas nas freguesias rurais e do Interior, mas também nas urbanas e de maior dimensão.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui