(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-77129967-1', 'auto'); ga('require', 'GTM-NLPH4K8'); ga('send', 'pageview');

Siga-nos

Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Media

ERC conivente com promoção do fascismo na TVI

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social, numa resposta-relâmpago às queixas sobre as entrevistas a Mário Machado na TVI, considerou que a promoção do fascismo é matéria de «opinião».

Créditos / Jornal de Negócios

Numa das mais céleres decisões de que há memória, a Entidade Reguladora da Comunicação Social (ERC) considerou que não lhe cabe pronunciar-se sobre os convidados que as estações de televisão escolhem para entrevistar e que a defesa de «um novo Salazar» feita por Mário Machado no espaço dado pela TVI «traduz a sua opinião».

Numa declaração de voto, o vice-presidente Mário Mesquita – o único que votou de vencido – nota precisamente a pressa com que a decisão foi tomada, em contraste com os procedimentos habituais da ERC. Mas mais: considera que o regulador se refugiou «em formalismos jurídicos». As liberdades de expressão e programação não podem, sustenta, «ser invocadas para justificar o acolhimento de actos mediáticos ofensivos dos princípios fundadores da democracia portuguesa».

Recorde-se que o requerimento do PCP para que a ERC seja ouvida no Parlamento a propósito deste caso foi aprovado hoje, com a abstenção do PSD e do CDS-PP.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui