|feriado de Carnaval

Carnaval deve ser incluído na lista dos feriados obrigatórios

A proposta é d'«Os Verdes», que entendem que a consagração deste dia como feriado corresponderia às aspirações das populações, que hoje já o assumem como tal.

Carnaval de Torres Vedras, 2012.
Carnaval de Torres Vedras, 2012.CréditosDário Cruz

Os ecologistas entendem que é determinante incluir a terça-feira de Carnaval na lista dos feriados obrigatórios, consagrando-o no Código do Trabalho, uma vez que a realidade demonstra que este é «culturalmente um dia assimilado pelas pessoas como um verdadeiro feriado», que tem repercussões significativas do ponto de vista económico e social.

Hoje, a realidade é a de que em sectores como a Saúde e Justiça os trabalhadores não sabem se podem ou não agendar consultas ou diligências para este dia, porque persiste a incerteza se será ou não decidida ponte para esse dia. Mesmo o calendário escolar está organizado no pressuposto de que a terça-feira de Carnaval é dia feriado, determinando-se a interrupção do ano lectivo nesse período, com férias escolares.

Segundo «Os Verdes», a consignação deste dia como feriado obrigatório permitiria às famílias, aos operadores de turismo, aos serviços públicos e aos municípios saber antecipadamente como organizar-se neste período. O que daria uma resposta há muito esperada pelo facto de o Entrudo representar, no calendário cerimonial português, um dos mais importantes ciclos festivos do País.

Tópico