Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

Mais de 20 filmes na Competição Nacional do IndieLisboa

As longas-metragens A Metamorfose dos Pássaros, de Catarina Vasconcelos, e O Fim do Mundo, de Basil da Cunha, estão entre os 22 filmes seleccionados para a Competição Nacional do festival IndieLisboa, que começa a 25 de Agosto.

Catarina Vasconcelos, realizadora do filme 'A Metamorfose dos Pássaros'
Catarina Vasconcelos, realizadora do filme 'A Metamorfose dos Pássaros'CréditosTIAGO PETINGA / LUSA

Segundo o anúncio feito pela organização, a Competição Nacional do festival IndieLisboa conta com cinco longas-metragens e 17 'curtas', de produção ou co-produção portuguesa, entre as quais O Fim do Mundo, de Basil da Cunha, seleccionada para o festival de Locarno (Suíça), e A Metamorfose dos Pássaros, primeira 'longa' de Catarina Vasconcelos, que já deu à realizadora os prémios da crítica internacional, na secção Encontros do festival de Berlim, e o de melhor filme, em Vilnius.

A comédia-romântica A Arte de Morrer Longe, de Júlio Alves, e a estreia dos documentários Ana e Maurizio, de Catarina Mourão, e Entre Leiras, de Cláudia Ribeiro, completam a série de cinco filmes da Competição Nacional de longas-metragens.

A secção «Novíssimos», que apresenta obras de jovens cineastas em início de carreira, inclui 14 filmes, entre os quais La Leyenda Negra, de Patricia Vidal Delgado, a primeira 'longa' de uma realizadora portuguesa, no festival de Sundance, para o qual foi seleccionada este ano.

A competição de 'curtas' inclui O Cordeiro de Deus, de David Pinheiro Vicente, já seleccionado pelo Festival de Cannes 2020, A Mordida, de Pedro Neves Marques, estreado no Festival de Toronto do ano passado, Bustarenga, de Ana Maria Gomes, e as estreias de Corte, de Afonso e Bernardo Rapazote, Errar a Noite, de Flávio Gonçalves, e Mesa, de João Fazenda, que a organização do festival destaca, num «conjunto muito grande» de 17 filmes, «de vozes emergentes».

A Competição Internacional do IndieLisboa, que inclui 43 filmes, 12 longas-metragens e 31 'curtas', foi anunciada no passado dia 30 de Abril, a data em que era suposto ter aberto a 17.ª edição do festival, adiada por causa do surto epidémico de Covid-19.

A 17.ª edição do IndieLisboa – Festival Internacional de Cinema decorre de 25 de Agosto a 5 de Setembro no Cinema São Jorge, Culturgest, Cinema Ideal e Cinemateca Portuguesa.


Com agência Lusa

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui