|Lisboa

Miradouro do Adamastor está livre de vedações

A Câmara Municipal de Lisboa aprovou moções apresentadas pelo PCP e pelo BE para que o miradouro não seja delimitado por vedações nem venha a ter um horário de acesso.

O Miradouro de Santa Catarina ou Adamastor oferece uma das melhores vistas da cidade
O Miradouro de Santa Catarina ou Adamastor oferece uma das melhores vistas da cidadeCréditos / TrekEarth

Os textos foram aprovados ontem na reunião privada do Executivo, com os votos favoráveis dos vereadores do PCP, PSD, CDS-PP e BE, e os votos contra do PS.

O documento apresentado pelos comunistas reivindica que o Miradouro de Santa Catarina, mais conhecido como Adamastor, «continue acessível a todos os visitantes sem horário e sem vedação».

Simultaneamente, o PCP quer que sejam conhecidos os «estudos que consideram haver uma "carga excessiva" na utilização do miradouro», bem como o projecto de remodelação daquele local. 

Os comunistas requerem ainda que se dê início a um processo de auscultação pública com o objectivo de construir um projecto de requalificação «que vá ao encontro da vontade dos cidadãos».

Também a moção do BE prevê «não encerrar, nem delimitar o espaço do Miradouro de Santa Catarina, mesmo que seja apenas em alguns horários», salientando que o espaço deve ficar «aberto a todos/as que vivam e visitem a cidade de Lisboa, mantendo assim a sua matriz de espaço aberto e intercultural».

Os bloquistas aceitam que a gestão do espaço seja concessionada. Advertem apenas para a necessidade de «acautelar que a transmissão da posição contratual a outras entidades apenas possa ser realizada após prévia autorização por parte Câmara Municipal de Lisboa».

Tópico