|Coimbra

Debaixo de críticas, Coimbra prepara-se para alienar o Estádio Municipal de Taveiro

Autarquia liderada por José Manuel Silva quer ceder o Estádio Municipal por um período de 30 anos, mas a Secção de Rugby da Associação Académica de Coimbra, que tem a prioridade na utilização deste estádio, nem sequer foi ouvida.

O Estádio Municipal de Taveiro, em Coimbra, recebeu a final da Taça de Portugal de Rugby Feminino em Maio de 2025. 
O Estádio Municipal de Taveiro, em Coimbra, recebeu a final da Taça de Portugal de Rugby Feminino em Maio de 2025. Créditos / Município de Coimbra

«Sem que tenhamos sido informados ou chamados a qualquer
discussão sobre o tema», a direcção da Secção de Rugby da Associação Académica de Coimbra (SR AAC) foi confrontada com a notícia de que a Câmara Municipal de Coimbra (CMC), liderada por José Manuel Silva, quer ceder a gestão do Estádio Municipal Sérgio Conceição (conhecido por Estádio Municipal de Taveiro) à Associação de Futebol de Coimbra por um período 30 anos.

Significaria «a passagem de uma infraestrutura desportiva municipal para uma entidade de direito privado» sem envolver os atletas que dão uso ao espaço, denuncia a Secção de Rugby da AAC, em comunicado. Actualmente, e de acordo com o regulamento em vigor, a SR AAC tem «prioridade na utilização» do estádio no qual disputa a 1.ª Divisão Nacional: neste momento, é a única modalidade desportiva colectiva na cidade de Coimbra a competir no primeiro escalão.

Também os clubes de futebol União de Coimbra e União Desportivo Taveirense utilizam esta infraestrutura.

A Secção de Rugby da AAC teme ainda que os seus direitos de utilização não «estejam devidamente assegurados» na proposta de cedência, ao contrário do que afirma a CMC. A contestação da SR AAC e de outras estruturas desportivas que dão uso e vida ao Estádio Municipal de Taveiro forçou, desde já, a CMC a adiar a assinatura do protocolo para sexta-feira. Inicialmente, a autarquia queria fazer aprovar a cedência já esta segunda-feira, às 15h.

Segundo o protocolo, a Associação de Futebol de Coimbra ficará responsável pela dinamização do futebol distrital, organização de competições oficiais e a instalação de uma futura academia de futebol. A Câmara Municipal de Coimbra é gerida por uma coligação PSD, CDS-PP, PPM, Volt, RIR, Aliança (extinto) e Nós Cidadãos (que volta a candidatar-se em 2025 com PSD/CDS-PP/PPM/Volt/MPT/NC e Iniciativa Liberal).

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui