|Seixal

Alunos de Corroios vão contactar Estação Espacial Internacional

Durante o mês de Fevereiro, os alunos do 12.º ano do Agrupamento de Escolas João de Barros, em Corroios, no Seixal, vão estabelecer contacto via rádio com a Estação Espacial Internacional.

Créditos / BBC

O contacto durará entre 11 e 15 minutos, tempo durante o qual a estação estará ao alcance dos instrumentos de rádio, e as 20 questões que os alunos vão colocar ao cosmonauta designado para o efeito foram seleccionadas no âmbito do concurso «Que pergunta farias a um astronauta?», promovido pelo agrupamento.

A candidatura ao contacto com a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) foi confirmada no final de 2021. Segundo nota do agrupamento, além de uma «oportunidade única» para os alunos, a iniciativa contribui para o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelas suas escolas.

A estação espacial encontra-se em órbita desde o ano 2000, a mais de 400 quilómetros de altitude. A uma velocidade superior a 27 000 quilómetros por hora, circunda o nosso planeta em apenas 92 minutos, fazendo-o 15,7 vezes por dia.

Permanentemente, a estação alberga entre três e seis cosmonautas de nacionalidades diversas e pertencentes às agências espaciais americana, russa, chinesa e europeia. Utilizada para a realização de experiências científicas, a ISS também já foi utilizada para fins turísticos.

Tópico