(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-77129967-1', 'auto'); ga('require', 'GTM-NLPH4K8'); ga('send', 'pageview');

Siga-nos

Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|ASEAN

Vietname defende reforço do princípio de unidade na diversidade da ASEAN

Ao intervir no Fórum do Futuro da ASEAN, que teve lugar esta terça-feira, o primeiro-ministro vietnamita defendeu o trabalho conjunto com vista à paz, estabilidade, cooperação e desenvolvimento.

Créditos / Prensa Latina

O Fórum do Futuro da ASEAN 2024, que ontem se realizou em Hanói, resulta de uma iniciativa proposta pelo primeiro-ministro do Vietname, Pham Minh Chinh, na 43.ª Cimeira da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), em Setembro do ano passado.

Ao intervir no fórum, que decorreu sob o lema «Para um crescimento rápido e sustentável de uma comunidade da ASEAN centrada nas pessoas», Minh Chinh deixou clara a disposição do seu país para trabalhar de forma activa e conjunta com os estados-membros e parceiros do bloco, no sentido de poderem contribuir para a paz, a estabilidade, a cooperação e o desenvolvimento, a nível regional e mundial.

Também vincou a importância de fortalecer o princípio de unidade na diversidade do bloco regional, tendo na mira a concretização da Visão da ASEAN para 2045 e, assim, construir um futuro melhor para os povos e as gerações vindouras.

Num encontro que juntou quase 500 delegados, o primeiro-ministro vietnamita afirmou a necessidade de preservar os princípios de independência, resistência e auto-suficiência, bem como o de um posicionamento comum em relação às questões regionais e internacionais.

Minh Chinh defendeu ainda que deve ser melhorada a confiança estratégica entre os membros e parceiros do grupo, de modo a mitigar conflitos e a manter a estabilidade e a prosperidade na região e no mundo.

Lembrando que a ASEAN é a quinta maior economia do mundo, o responsável vietnamita chamou a atenção para as fracas ligações existentes dentro do grupo de dez países e alertou para as diferenças de desenvolvimento entre os seus membros.

Um rumo próprio para a cooperação e o desenvolvimento

No discurso de encerramento, o ministro vietnamita dos Negócios Estrangeiros, Bui Thanh Son, destacou o nível dos debates, bem como o esforço comum para traçar um futuro melhor para a comunidade da ASEAN, indica a Vietnam News Agency (VNA).

en.nhandan.vn

Thanh Son referiu-se, por exemplo, à abordagem que foi feita a tendências emergentes como são a tecnologia digital, a inteligência artificial, a resposta às alterações climáticas, o crescimento verde, entre outros desafios, mais e menos tradicionais.

«Face a muitos desafios, a ASEAN delineou o seu próprio rumo para gerir questões estratégicas de forma eficaz, contribuindo para desenvolver uma comunidade global, onde todos os países, independentemente do seu tamanho ou localização, sejam respeitados e cooperem por igual», frisou.

Entusiasmado, o membro o governo vietnamita afirmou que, «com a sua força colectiva e inteligência, não há obstáculos que a comunidade da ASEAN não consiga ultrapassar».

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui