|NBA

Neemias Queta alcançou o sonho da NBA

O poste Neemias Queta, de 22 anos, foi eleito na posição 39 do Draft da liga norte-americana de basquetebol (NBA) pelos Sacramento Kings.

Créditos / Diário Distrito

Depois de três anos na Universidade de Utah State, ao serviço dos Aggies, o ex-jogador do Barreirense e do Benfica propôs-se ao Draft, abdicando da época de senior, a quarta, e foi escolhido na nona posição da segunda ronda.

|

Neemias Queta: o orgulho do Vale da Amoreira arrisca-se a entrar na NBA

Na madrugada de sexta-feira, Neemias Queta, de 22 anos, pode fazer história ao tornar-se o primeiro português a entrar na NBA. No Vale da Amoreira (Moita) já há um mural para o homenagear.

Créditos / Hoopers/Câmara Municipal da Moita

Tem a assinatura de Pedro Pinhal a intervenção artística nascida pela mão da Hoopers, plataforma para fãs e jogadores de basquetebol, que desafiou a Câmara Municipal da Moita para, em conjunto, edificarem um mural de homenagem a Neemias Queta no Vale da Amoreira, local onde o jovem português tem as suas raízes.

A autarquia revela num comunicado que a escolha deste local recebeu a aprovação do próprio Neemias Queta, aquando da sua última visita a Portugal em Abril, antes de regressar aos EUA e iniciar a sua preparação para a chegada do Draft da NBA.

Pedro Pinhal, também ele natural do Vale da Amoreira, assume que este projecto é «especial» por estar num espaço muito frequentado por jovens e junto à comunidade escolar, servindo de inspiração para que os mais jovens «lutem e trabalhem para atingir os seus sonhos».

Para André Costa, da Hoopers, o momento é «demasiado importante» para ser deixado ao acaso. «É com enorme satisfação que sabemos e vemos que estão todos orgulhosos com este projecto, desde o Neemias, à sua família, os seus amigos e as gentes que aqui vivem», refere. «Como alguém dizia enquanto aqui passava no outro dia, "este menino é o orgulho do Vale da Amoreira", e todos nós estamos a torcer para que ele consiga atingir o seu sonho», acrescenta.

O presidente da Câmara da Moita, Rui Garcia, afirma que «a possível chegada de Neemias Queta à NBA é, sem dúvida, um grande feito para o Município e para as suas gentes», salientando que «é o seu caminho, coragem e determinação que devem inspirar os mais jovens a perseguirem os seus sonhos».

Os trabalhos ficaram concluídos esta segunda feira. A autarquia revela que estão a ser preparadas mais algumas surpresas, com destaque para o acompanhamento da transmissão do Draft da NBA, na madrugada de sexta-feira, que «irá contar com a presença de alguns convidados especiais que marcaram o percurso do jovem português».

Tipo de Artigo: 
Notícia
Imagem Principal: 
Mostrar / Esconder Lead: 
Mostrar
Mostrar / Esconder Imagem: 
Mostrar
Mostrar / Esconder Vídeo: 
Esconder
Mostrar / Esconder Estado do Artigo: 
Mostrar
Mostrar/ Esconder Autor: 
Esconder
Mostrar / Esconder Data de Publicação: 
Esconder
Mostrar / Esconder Data de Actualização: 
Esconder
Estilo de Artigo: 
Normal

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui

O internacional luso acabou a carreira universitária com médias de 13,2 pontos, 9,0 ressaltos, 2,5 desarmes de lançamento e 2,0 assistências, com 59,4% nos lançamentos de campo, números que convenceram o conjunto da Conferência Oeste.

Escolhido pelos Sacramento Kings, na Califórnia, o talento do Vale da Amoreira, no concelho da Moita, pode tornar-se o primeiro português a jogar na NBA em 2021/22. 

Os destinos do basquetebol nacional e da Califórnia voltam a cruzar-se, depois de, em 1998, Ticha Penicheiro ter sido eleita pelas Sacramento Monarchs no Draft da WNBA.


Com agência Lusa

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui