(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-77129967-1', 'auto'); ga('require', 'GTM-NLPH4K8'); ga('send', 'pageview');

Siga-nos

Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Brasil

Mostra no Rio conta histórias dos trabalhadores brasileiros

Patente no Armazém da Utopia, na cidade carioca, a exposição «Histórias da Classe Trabalhadora Brasileira» retrata as lutas e resistências do proletariado.

Créditos / Agência Brasil

Até ao próximo dia 27, a Companhia Ensaio Aberto realiza a exposição «História da Classe Trabalhadora Brasileira», com entrada gratuita. A mostra retrata o processo de formação do proletariado brasileiro através da análise dos principais ciclos industriais do século XX e das greves históricas brasileiras, refere a Agência Brasil.

Com direcção de Luiz Fernando Lobo, a mostra decorre no Armazém da Utopia (Armazém 6), na Praça Mauá, que em 2022 se tornou-se património imaterial cultural do estado e do município do Rio de Janeiro.

Na exposição, 15 actores retratam a história do ponto de vista do trabalhador, através de intervenções teatrais, mesclando artes visuais, artes cénicas, música, literatura, instalações multimédia e cinema.

Também são representados os momentos históricos que criaram o cenário para as greves do ABC Paulista (Zona Sudeste da Grande São Paulo) no final dos anos 70 do século passado e o nascimento do novo sindicalismo.

Agência Brasil

«É muito simbólico realizar essa exposição no momento em que esse grande armazém centenário está em obras, com 40 operários trabalhando no restauro, reforma e construção do novo Armazém da Utopia. Arte e realidade em diálogo», afirmou, em nota, a produtora Tuca Moraes.

O Armazém da Utopia conta com acessibilidade arquitectónica e intérprete de Libras em três sessões. A exposição é viabilizada pelo Ministério brasileiro da Cultura, refere a fonte.

Companhia Ensaio Aberto

A Companhia Ensaio Aberto faz 30 anos em 2023, com a proposta de retomar o teatro épico no Brasil. Do seu repertório, constam peças aclamadas pelo público e pela crítica como Cemitério dos Vivos, Missa dos Quilombos, Dez Dias Que Abalaram o Mundo, O Dragão e Morte e Vida Severina.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui