Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Saara Ocidental

Governo saarauí avisa Africa Eco Race: não violem a legitimidade internacional

Adoram ralis, o Norte de África e o «desenvolvimento sustentável», e atravessam o Saara Ocidental como se fosse Marrocos. O executivo saarauí alerta os organizadores da corrida para a realidade da ocupação.

Créditos / @NestorRego

A República Árabe Saarauí Democrática (RASD) instou os organizadores da corrida automobilística conhecida como Africa Eco Race, cuja edição de 2022 deverá ocorrer entre 15 e 30 de Outubro, a não violar a legitimidade internacional, atravessando os territórios saarauís ocupados, em cumplicidade com Marrocos.

Num comunicado emitido esta quinta-feira, o governo da RASD lembra que, desde 13 de Novembro de 2020, todo o território saarauí, «incluindo as suas fronteiras terrestres, marítimas e aéreas», é uma zona de guerra, «onde prosseguem os confrontos militares entre o Exército de Libertação Popular Saarauí e as forças de ocupação marroquinas».

Neste sentido, o governo da RASD reitera o apelo urgente «a todos os países do mundo e aos sectores público e privado para que se abstenham de qualquer tipo de actividade dentro do território nacional saarauí».

Deixa assim um aviso aos responsáveis da chamada Africa Eco Race 2022, aos competidores, patrocinadores e todos os participantes, sublinhando que os responsabilizará pelas consequências da sua entrada e passagem pelo território nacional da RASD.

O texto, acessível na agência Sahara Press Service, sublinha igualmente que as autoridades saarauís «se reservam o direito de recorrer a todos os meios legítimos e a responder com firmeza a quaisquer acções que minem a soberania e a integridade territorial».

Na página on-line da Africa Eco Race – que faz lembrar a corrida Paris-Dacar antes de esta ter migrado para a América do Sul e outras paragens –, afirma-se que o evento automobilístico, a realizar entre 15 e 30 de Outubro, decorre entre o Mónaco e Dacar (capital do Senegal).

Mapa do percuros da Africa Eco Race 2022 / africarace.com

Na apresentação do percurso (clicar na imagem para a ver na totalidade), o mapa não contém qualquer referência ao Saara Ocidental, apesar de algumas das etapas e de um dia de descanso terem lugar no território ocupado. Os países referidos são o enclave monegasco, Marrocos, Mauritânia e Senegal.

O primeiro dos termos que, nesse mapa, caracterizam a corrida é «liberdade». Ao fundo, há uma rosa dos ventos, porventura um sinal da necessidade de orientação no deserto. Desse modo, torna-se mais fácil saber onde fica o Ocidente do Saara.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui