(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-77129967-1', 'auto'); ga('require', 'GTM-NLPH4K8'); ga('send', 'pageview');

Siga-nos

|Venezuela

Cuba é o país homenageado no III Festival de Teatro Progressista

A terceira edição do Festival Internacional de Teatro Progressista (FITP) realiza-se de 21 a 31 de Março na Venezuela, com a participação de mais de 2000 artistas de todo o mundo.

Créditos / fesitpven.com.ve

Nesta edição do certame, que irá decorrer em 34 salas de teatro e 137 espaços não convencionais de todo o país sul-americano, será prestado um tributo à conhecida actriz venezuelana Aura Rivas, que a 31 de Dezembro completou 90 anos de vida, e à artista circense Julieta Hernández, que foi assassinada no Brasil em Janeiro deste ano.

Segundo explicaram o ministro da Cultura, Ernesto Villegas, e o director da Companha Nacional de Teatro (CNT), Carlos Arroyo, são esperados no evento mais de 2000 artistas da América Latina, África, Ásia e Europa.

Numa edição dedicada a Cuba, prevê-se que viagem até Caracas artistas convidados de África do Sul, Argentina, Barbados, Bolívia, Brasil, Chile, China, Colômbia, Congo, Cuba, Equador, Espanha, Índia, Itália, México, República Dominicana, Rússia, São Vicente e Granadinas, Tunísia, Uruguai e Palestina.

Segundo revela o serviço de imprensa do FITP, os artistas estrangeiros irão apresentar 25 espectáculos na capital, sendo que 13 deles terão apresentações também no interior do país. Ao todo, haverá mais de 800 espectáculos teatrais ao longo do evento.

A sesssão de apresentação do III Festival Internacional de Teatro Progressista teve lugar em Caracas no passado dia 6 de Março / fesitpven.com.ve

Questões como a liberdade, o pensamento crítico, a protecção do Planeta, a guerra, o racismo, a autodeterminação dos povos ou a importância do teatro assumem destaque na actual edição, na qual a violência de género e a mulher também ocupam um espaço especial, segundo revelou o Ministério da Cultura.

Além do espaço dedicado às artistas homenageadas, o certame contará com uma dezena de espectáculos dedicados à mulher, bem como quatro exposições – e 32 peças serão dirigidas por mulheres, informou a tutela.

Na sessão de apresentação do evento, que teve lugar em Caracas a meio da semana, o presidente do CNT destacou que no FITP deste ano se torna mais visível a relação Sul-Sul e que se abrem mais os horizontes e a possibilidade de aproximação nas artes cénicas com os países árabes, de África e da Ásia.

Em nome de Cuba, o segundo chefe da Embaixada na Venezuela, Jorge Luis Mayo, agradeceu aos responsáveis pelo facto de a Ilha ser o país homenageado e destacou a cooperação mantida entre Havana e Caracas no âmbito cultural nos últimos anos.

Pode-se aceder à programação do festival e outras informações com ele relacionadas no portal fesitpven.com.ve.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui