No âmbito do evento literário, que decorre de 15 a 25 de Fevereiro, a Colección Sur Editores inaugura, dia 17, o Festival Internacional de Poesia «Palavra do Mundo», que contará com intervenções do presidente honorário do Proyecto Cultural Sur, Tito Alvarado, e do secretário-geral da União dos Escritores da Palestina, Murad al-Sadani.
Para dia 19, a Colección Sur Editores, do Centro Cultural Cuba Poesía, dirigida pelo poeta Alex Pausides, propõe a conferência «Ideias de esquerda no contexto europeu», pelo intelectual espanhol Miguel Manzanera.
Segue-se, ainda na Casa del Alba Cultural, uma sessão de leitura de poesia palestiniana, a cargo de Hanan Awwad, Abdel Nasser Alaraj e Murad al-Sadani.
Estes três intelectuais palestinianos estarão presentes no dia seguinte, 20 de Fevereiro, no evento que a editora cubana dinamiza nos jardins da União dos Escritores e Artistas de Cuba (Uneac).
Lá estarão, igualmente, um grupo de dança e estudantes palestinianos que vivem em Cuba, juntamente com estudantes da Escola de Ballet Fernando Alonso, indica a Prensa Latina.
De acordo com o programa de actividades da Colección Sur Editores, o Tributo à Palestina nos jardins da Uneac contará com intervenções de poetas e intelectuais como Inmaculada García e Miguel Manzanera (Espanha), Mario Alberto Nájera (México) ou Tito Alvarado (Chile).
De Cuba, estarão figuras como Miguel Barnet, Nancy Morejón, Waldo Leyva, Alex Pausides, Basilia Papastamatíu, Alberto Marrero, Julio César Sánchez, Fidel Antonio Orta, Karel Leyva e Augusto Blanca.
No dia 22, a programação, que inclui o Proyecto Verso Amigo, promove um encontro com a delegação de poetas palestinianos na Escola Latino-Americana de Medicina (ELAM), na capital cubana.
A presença da Colección Sur Editores, que em Dezembro completou 30 anos, na 32.ª edição da Feira Internacional do Livro de Havana fica marcada pela leitura de poesia contemporânea em vários locais.
Com mais de 400 títulos publicados, o selo editorial tem prevista ainda a realização do seminário online «Viagem poética impossível: uma rota da poesia italiana contemporânea», bem como apresentações de obras e exposições, entre outras actividades.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui