(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-77129967-1', 'auto'); ga('require', 'GTM-NLPH4K8'); ga('send', 'pageview');

Siga-nos

Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Dia Internacional da Luta Camponesa

CNA assinala massacre de Eldorado

A Confederação Nacional da Agricultura assinalou esta terça-feira a efeméride, em homenagem aos 19 trabalhadores do MST assassinados pela polícia a 17 de Abril de 1996, em Eldorado dos Carajás, Brasil.

Camponeses do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra em jornada de lutaCréditos / MST

O Dia Internacional da Luta Camponesa é assinalado hoje, por iniciativa da Via Campesina Internacional, organização na qual participa a CNA, em homenagem às vítimas da repressão da polícia militar que provocou a morte de 19 trabalhadores do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

O que viria a ser conhecido como o «Massacre de Eldorado» ocorreu em Eldorado dos Carajás, no estado do Pará, Brasil, quando mais de mil trabalhadores do MST, numa marcha de protesto contra a demora da desapropriação de terras na rodovia PA-150, foram brutalmente reprimidos pela polícia militar, que disparou e matou 19 pessoas.

Em comunicado, a CNA diz que associou-se às iniciativas que hoje decorrem um pouco por todo o mundo em homenagem às vítimas, tendo ainda realizado ontem um debate, em Coimbra, com vários convidados.

No âmbito das comemorações, a CNA salienta ainda que este ano deverá ser votada no plenário das Nações Unidas a Declaração dos Direitos dos Camponeses e Camponesas, que considera ser «uma ferramenta estratégica no sistema legal internacional para a defesa dos camponeses/as de todo mundo, nomeadamente da agricultura familiar e, ao mesmo tempo, para a sustentabilidade da humanidade e do planeta».

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui