Na apresentação do evento, que é organizado pela Biblioteca da instituição, foram convidados a participar bibliotecários, arquivistas, curadores, preservadores, profissionais da informação, escritores, editores, promotores culturais e investigadores do mundo, sobretudo da região, tendo como propósito a troca de experiências sobre desafios e perspectivas que os profissionais do sector enfrentam na actualidade.
Na quarta-feira, o portal laventana.casa.cult.cu confirmou a presença de especialistas, investigadores e profissionais da Argentina, Brasil, Colômbia, Chile, Espanha, Guatemala, Honduras, México e Panamá.
Nas sessões do encontro, que decorrem inteiramente da Sala Che Guevara, serão abordadas diversas linhas de análise, nomeadamente: tecnologias da informação e as comunicações e as suas diversas aplicações nas bibliotecas e instituições culturais.
O profissional da informação e os seus desafios no contexto actual; tendências teóricas da normalização para o processamento da informação documental e audiovisual; perspectivas para a América Latina e as Caraíbas são outros temas em análise.
Serão também discutidas questões como a alfabetização informacional, serviços de informação e promoção da leitura como entes transformadores na cultura e educação; e a inclusão socioeducativa nas bibliotecas, arquivos, museus e centros de informação da América Latina e o seu impacto na comunidade.
Estão previstas sete conferências de diversos académicos e investigadores, num evento que contará ainda com painéis, mesas-redondas e debates.
No programa, consta, no dia abertura, a inauguração da exposição bibliográfica «Casa de cuentos para niños y niñas», na sala de leitura José Antonio Echeverría, que permite percorrer as publicações da Casa das Américas para essa faixa etária. A encerrar o colóquio, no dia 7, haverá um concerto do Ensamble de Guitarras da Escola Nacional de Arte.
Sobre o VII Colóquio Internacional «Do papiro à biblioteca virtual», os organizadores afirmam que os debates propostos não podiam ser mais pertinentes, «sobre os modelos educacionais e a inserção neles da promoção da leitura, a relevância das bibliotecas nos espaços escolares do século XXI, a partir de um olhar descolonizador da cultura e do incentivo a expandir e horizontalizar os processos de aprendizagem, nos quais se integre de maneira orgânica a salvaguarda e a difusão da memória histórica dos povos».
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