Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|homenagem

Setúbal prepara várias homenagens a João Paulo Cotrim

Os eventos, a realizar no concelho de Setúbal ao longo do ano, evocam a memória do escritor e editor João Paulo Cotrim, criador e curador da Festa da Ilustração da cidade.

João Paulo Cotrim, no Centro Cultural de Paredes de Coura 
João Paulo Cotrim, no Centro Cultural de Paredes de Coura CréditosGraça Ezequiel

Uma das primeiras iniciativas, anunciou a Câmara Municipal de Setúbal (CMS) em comunicado enviado à imprensa, abre ao público já no dia 5 de Fevereiro, na Casa da Cultura, patente até ao final do mês de Março: «a exposição “Dar de Beber aos Olhos” junta uma série de ilustrações da autoria de 11 artistas, oito portugueses e três estrangeiros, que trabalharam e privaram com João Paulo Cotrim.»

A mostra conta com a curadoria do designer José Teófilo Duarte e as obras de André Carrilho, Nuno Saraiva, António Jorge Gonçalves, João Fazenda, Cristina Sampaio, André da Loba, Marta Madureira, André Letria, Osmani Simanca, Pierre Pratt e Alain Corbel.

Todos estes autores marcaram presença em diferentes edições da Festa da Ilustração, criada por João Paulo Cotrim em 2015, com o apoio da CMS. A iniciativa pretende, através de exposições, workshops, música e cinema, ajudar o público na descoberta de figuras ímpares da ilustração nacional e internacional.

A 8.ª edição da Festa da Ilustração, a realizar em Outubro de 2022 em vários equipamentos culturais do concelho, vai ser-lhe integralmente dedicada. O português André Letria e o francês Alain Corbel, «ilustradores que também colaboraram com o homenageado», serão outras das figuras em destaque.

Para o final do mês de Fevereiro, dia 25, está agendada uma sessão literária de homenagem ao escritor e editor, na Casa da Cultura [em Setúbal], na qual serão «apresentadas obras das poetisas Ana Freitas Reis e Inês Fonseca Santos, ambas pertencentes à editora fundada por João Cotrim, a Abysmo».

João Paulo Cotrim, «editor, autor, argumentista, jornalista, programador cultural e responsável pela divulgação e promoção de vários artistas», faleceu a 26 de Dezembro de 2021, aos 56 anos. Para além da Abysmo e da revista Torpor, dirigiu a Bedeteca de Lisboa e o Salão Lisboa de Ilustração e Banda Desenhada.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui