|Música

Outubro é mês de SeixalJazz

A 21.ª edição do SeixalJazz decorre de 15 a 24 de Outubro e será, segundo a organização, a mais portuguesa de sempre. 

Sexteto de Jazz de Lisboa
Sexteto de Jazz de LisboaCréditos / Essential Madeira Islands

A abertura do festival, a 15 de Outubro, está a cargo do Sexteto de Jazz de Lisboa, com Mário Laginha, Francisco Brito, Mário Barreiros, Edgar Caramelo, Ricardo Toscano e Tomás Pimentel. No dia seguinte, sobe ao palco o trio de André Rosinha para apresentar Árvore, o novo disco do contrabaixista, lançado em Dezembro de 2019 e que mereceu classificação «5 estrelas» pelo colectivo da jazz.pt.

O trio TGB, formado em 2003, com Sérgio Carolino, Mário Delgado e Alexandre Frazão, encerra a primeira semana do SeixalJazz. A segunda semana do evento promovido pela Câmara Municipal do Seixal arranca a 21 de Outubro com o trio que junta Eduardo Raon, na harpa, Luís Figueiredo, no piano e João Hasselberg, no contrabaixo, para apresentar o disco This Was What Will Be, uma edição de autor de Abril de 2020.

O projecto LAB, co-liderado pelos músicos Ricardo Pinheiro (guitarra) e Miguel Amado (baixo eléctrico), chega no dia 22 com composições da sua autoria, tendo como convidados Tomás Marques, no saxofone, e Diogo Alexandre, na bateria, vencedores do prémio jovens músicos 2019, na categoria Jazz.

O quinteto da pianista Isabel Rato, um dos nomes femininos mais destacados da nova geração do jazz nacional, regressa no dia 23 de Outubro, sexta-feira, e leva consigo músicos com créditos firmados no panorama nacional, como João David Almeida, na voz, João Capinha, nos saxofones, João Custódio, no contrabaixo, e Alexandre Alves, na bateria.

Residente no Seixal, a compositora, arranjadora e produtora, Isabel Rato colabora desde 2018 n'«O SeixalJazz Vai à Escola», cujo objectivo é proporcionar às crianças momentos lúdicos e pedagógicos.

O festival encerra no sábado, 24 de Outubro, com o quarteto do vibrafonista Eduardo Cardinho, na companhia de músicos consagrados – João Barradas, no acordeão, Bruno Pedroso, na bateria, e André Rosinha, no contrabaixo – num projecto escrito e pensado para esta formação.

A Câmara Municipal do Seixal destaca que, no cumprimento das indicações da Direcção-Geral da Saúde (DGS), serão asseguradas todas as condições de segurança, e que as propostas desta edição estão já disponíveis numa playlist no canal Deezer.

Tópico