|Património

Caretos de Podence já são Património da Humanidade

A decisão foi anunciada esta quinta-feira na Assembleia Geral da Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, da UNESCO, que decorre até sábado em Bogotá, na Colômbia.

 Os Caretos de Podence são conhecidos pelas manifestações ruidosas
Os Caretos de Podence são conhecidos pelas manifestações ruidosas Créditos / Tito Alfredo/Flickr

Os tradicionais mascarados do Entrudo Chocalheiro da aldeia do concelho transmontano de Macedo de Cavaleiros passam a estar integrados numa lista mundial onde Portugal já tem o Fado, o Cante Alentejano, a Dieta Mediterrânica, a Falcoaria e os chamados «Bonecos de Estremoz».

As «Festas de Inverno Carnaval de Podence» foram a única candidatura seleccionada para representar Portugal nesta que é a XIV reunião do Comité Internacional da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

Os Caretos de Podence, ontem declarados Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, marcam a folia de Carnaval no Nordeste Transmontano com coloridos e farfalhudos fatos, máscaras de ferro ou lata, chocalhos à cintura e um pau para amparar as tropelias.

Em toda a região de Trás-os-Montes há Caretos, todavia os de Podence distinguem-se dos restantes pelo chocalho, daí o nome da festa ser «Entrudo Chocalheiro», sendo apontado como «o mais genuíno carnaval português», sem samba, ao ritmo da tradição.

Durante quatro dias, as ruidosas manifestações dos Caretos atraem à aldeia de Podence, com cerca de 180 habitantes, milhares de curiosos portugueses e estrangeiros.

Os Caretos de Podence são dos mais mediáticos da região e já inspiraram vários documentários sobre estas festas, o mais antigo dos quais de 1976, da autoria de Noémia Delgado, com o título Máscaras.

Apenas alguns dias antes do início da reunião do comité da UNESCO, na Colômbia, a banda portuguesa Quinta do Bill divulgou uma canção que criou para os Caretos de Podence e que serve de hino na caminhada para Património da Humanidade.

«Olhem os Caretos» é o título da canção com letra de Sebastião Antunes e oferecida aos tradicionais mascarados do concelho de Macedo de Cavaleiros e que mostra do que são capazes estes rapazes do «mistério de Podence», por detrás das máscaras.


Com agência Lusa

Tópico