Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|arquitectura

Álvaro Siza recebe Prémio Nacional de Arquitectura de Espanha

O arquitecto português Álvaro Siza Vieira recebe, esta sexta-feira, o Prémio Nacional de Arquitectura 2019, quase um ano depois do anúncio de que havia sido o primeiro vencedor não espanhol.

CréditosJOSÉ COELHO / Agência LUSA

Segundo o El País, a cerimónia vai decorrer inteiramente online, com intervenções de Álvaro Siza Vieira e dos chefes de Governo espanhol e português.

«Acabo de informar Álvaro Siza que foi galardoado com o Prémio Nacional de Arquitectura 2019. Um arquitecto português reconhecido mundialmente, que tanto tem contribuído para a arquitectura e as cidades espanholas», escreveu, em Novembro do ano passado, o então ministro espanhol do Fomento em funções, José Luís Ábalos, nas redes sociais.

A decisão de atribuir o prémio foi tomada durante o II Congresso Internacional «Arte, Cidade e Paisagem», que decorreu em Cuenca (Espanha) e teve Portugal como país convidado.

O Prémio Nacional de Arquitectura é um galardão atribuído anualmente pelo Governo de Espanha desde 1932.

Álvaro Siza Vieira nasceu em Matosinhos, em 1933, e estudou Arquitectura na Escola Superior de Belas-Artes do Porto entre 1949 e 1955.

No Estado espanhol, construiu o Centro Meteorológico da Villa Olímpica de Barcelona, as casas de habitação social de Cádis, a Faculdade de Ciências da Informação de Santiago de Compostela, a Reitoria da Universidade de Alicante ou o edifício Zaida de Granada, entre muitos outros edifícios.

É autor de inúmeros outros projectos, entre os quais se destacam, em Portugal, as vivendas no Bairro da Malagueira, em Évora, a Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, o Centro Paroquial de Marco de Canavezes, o Pavilhão de Portugal da Expo'98, em Lisboa, o Pavilhão de Portugal da Expo'2000, em Hanôver (Alemanha; com Souto de Moura), e o Museu de Arte Contemporânea de Nápoles (Itália).

Da sua grande lista de distinções constam o Prémio de Arquitectura da Associação Internacional de Críticos de Arte (1982), o Prémio de Arquitectura da Associação dos Arquitectos Portugueses (1987), a Medalha de Ouro de Arquitectura do Conselho Superior dos Colégios de Arquitectos de Espanha (1988), o Prémio Mies van der Rohe (1988) e o Prémio Pritzker (1992).


Com agência Lusa

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui