Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Vitórias Laborais

Trabalhadores da Unicer conquistam aumentos de pelo menos 80 euros

Embora não tenham alcançado um dos principais objectivos da sua luta, equiparando-se aos direitos que existem no Grupo Super Bock, os trabalhadores da Unicer aprovaram, em plenário, o novo Acordo de Empresa.

Créditos / Unicer

«Estes trabalhadores estiveram mais de 15 anos sem organização sindical», refere o comunicado do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura e das Indústrias de Alimentação, Bebidas e Tabacos de Portugal (SINTAB/CGTP-IN), a que o AbrilAbril teve acesso. Sem prática colectiva, os salários foram ao longo dessa década e meia, «ficando cada vez mais perto do salário mínimo».

A actividade sindical na Unicer Assistência Técnica, empresa que assegura a manutenção aos equipamentos dos pontos de venda de produtos do Grupo Super Bock, veio alterar, definitivamente, esse paradigma. Há dois anos, os trabalhadores alcançaram um Acordo de Empresa (quando, antes, apenas se aplicavam os direitos inscritos no Código do Trabalho) e, em Março de 2024, deram mais um importante passo, concluindo um novo processo negocial.

Para além da actualização da tabela salarial e dos salários em 4,3%, ou um mínimo de 80 euros, «conforme for mais vantajoso para o trabalhador», a Unicer vai agora reduzir o período normal de trabalho semanal em 1 hora, assumir o pagamento das despesas escolares aos trabalhadores estudantes, garantir o direito aos feriados municipais na área de residência dos trabalhadores e aplicar um subsídio de casamento.

Ainda que a «reivindicação prioritária» destes cerca de 170 trabalhadores seja a «obtenção dos mesmos direitos de todos os trabalhadores da Super Bock, uma vez que são, também eles, um dos principais rostos de contacto das marcas com os clientes, e contribuem para os bons resultados do grupo», os plenários organizados pelo SINTAB em Porto, Lisboa e Faro entenderam aceitar os termos alcançados nas negociações.

É um importante passo num longo caminho que os trabalhadores da Unicer ainda têm a percorrer. O certo é que, com esta vitória, os rendimentos se afastaram significativamente do Salário Mínimo Nacional: só o salário de entrada na Unicer é, neste momento, superior a 1000 euros, destaca o SINTAB.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui